A Fundação Ajuda a Igreja que Sofre (AIS) convida as crianças portuguesas a rezar pela paz no mundo esta terça-feira, às 09h00, numa iniciativa que reúne os 22 secretariados nos vários continentes.

A fundação pontifícia informa que a Jornada de Oração pela Paz a nível mundial tem como objetivo “despertar consciências, mobilizar boas vontades” e dar um sinal inequívoco de que “contra a força das armas há sempre o poder da fé”.

No seu síte, a AIS explica a iniciativa foi inspirada nas palavras do Santo Capuchinho padre Pio de Pietrelcina – “Quando um milhão de crianças rezar o Rosário, o mundo mudará” – e já tem uma “expressão significativa” nacional com a “mobilização de escolas, movimentos e paróquias”.

“Espera-se que, pela adesão já verificada, milhares de crianças e jovens portugueses venham a participar ativamente nesta jornada de oração”, acrescenta.

A Jornada de Oração pela Paz que mobiliza os 22 secretariados internacionais da Fundação Ajuda à Igreja que Sofre pode ser seguida na página www.millionkidspraying.org/pt-pt. Nesta página específica está disponível “a informação relevante”: As Intenções do Rosário, as Mensagens para as Crianças e o mapa-mundo dos locais onde se vai rezar o Terço.

ais_criancas_paz2016-2

A fundação divulga que a irmã Annie Demerjian e que vive em Alepo apelou através da AIS para que as crianças portuguesas se juntem na jornada de oração às crianças sírias para que a guerra termine de vez.

“Gostaria muito que as crianças portuguesas estivessem unidas às nossas crianças e que rezassem connosco”, disse a religiosa da comunidade das Irmãs de Jesus e Maria na mensagem onde manifesta a “convicção profunda” de que as orações das crianças portuguesas “serão escutadas e a paz chegará”.

A irmã Annie Demerjian observa que havendo paz, as crianças síria “vão poder voltar à escola, e vão brincar outra vez sem medo e sem sofrimento”.

Segundo o secretariado português da AIS subjacente ao propósito de mobilizar as comunidades cristãs para a importância da oração para a paz no mundo no “pensamento de todos” está guerra na Síria e, “em especial, na mártir cidade de Alepo”, que vai receber uma “imagem de Nossa Senhora de Fátima”.

Foto: Família Cristã/Ricardo Perna

Foto: Família Cristã/Ricardo Perna

A iniciativa foi anunciada aos peregrinos que participaram nas celebrações do 13 de outubro, na Cova da Iria, e surge ao pedido feito pessoalmente ao reitor padre Carlos Cabecinhas pelo arcebispo maronita de Alepo, D. Joseph Tobji, em Roma (dia 09 de outubro, informa o Santuário de Fátima).

A fundação pontifícia destaca que a ligação da comunidade cristã da Síria ao Santuário da Cova da Iria tem-se revelado “particularmente significativa” nos últimos tempos. Neste contexto, recorda que, em julho de 2015, monjas do mosteiro de Qara – onde vive a irmã Myri, jovem religiosa portuguesa – entregaram três balas e um lenço trazidos da localidade síria de Maalula, como símbolos materiais do martírio de um grupo de jovens cristãos ao bispo de Leiria-Fátima.

No âmbito do Jubileu da Misericórdia, a AIS estende ainda o convite a “todos os cristãos” para o momento de oração e que mobilizem “as crianças onde quer que elas se encontrarem” desde às suas próprias casas, rezando em família, como nas “escolas, infantários, hospitais, orfanatos, paróquias, movimentos”.

Flyer 1 milhão de crianças rezam pela paz

ais_criancas_paz20164

Share
Share