Dizer apenas Cristo Sentido Único, seria, em certo modo, deturpar a sua essência dado que, brotando da Incarnação do Verbo, tem por Missão e Testemunho salvaguardar o esforço do ser de toda a humanidade com a força imanente do “Porquê Humano” de Cristo, imprescindível ao cristianizar de tudo quanto se perde por carência de sentido no “Agora” da vida, em vias à Parusia.

C.S.U. não é especificamente um Movimento de grupo, mas de dinâmica individual-comunitária onde, à luz de uma Mensagem, cada um vive, na medida da sua opção livre e consciente, a responsabilidade de um todo no qual se sabe enxertado, para além do seu carácter baptismal.

C.S.U. a cada qual manifesta Cristo eternamente Jovem em Sua convocatória vocacional de Sentido com que se empenhará, no dia a dia, até à tomada de consciência precisa da decisão. Na vida dos Jovens é autêntico Pentecostes, marianamente verificado por todos aqueles que, até hoje, confirmam, o “faça-se em mim”.

Servir, a sentir com a Igreja e em doação plena a Deus, permite exactificar, com a Virgem Maria, o “Faça-se de Cristo Sentido”, em integridade de pessoa, pobreza de espírito, e atitude obediencial aos planos volitivos de Deus que nos interpelam pessoal, humana e apostolicamente.

Tal missão reclama: orar, como filial exigência de intimidade com o Pai; correr o risco da Fé no agir que motiva a pedagogia da certeza na fidelidade; enfrentar o impossível como hora de Deus, na Esperança, a garantir a humilde aventura da pessoal decisão.

Os trabalhos que realiza são bem diferenciados e abrangem: crianças, adolescentes e jovens; noivos e casais; seminaristas, sacerdotes e religiosas.

O anúncio da Mensagem na sua afirmação pessoal é para todos, mas no seu desígnio e testemunho é primordial e manifestamente juvenil.

A correspondência epistolar é também uma forma de convivência e presença que atinge até os elementos emigrados.

Share
Share