A Igreja Católica em Portugal dedica a Semana da Vida de 2018 ao tema «Eutanásia… O que está em jogo?». A iniciativa começa hoje até dia 20 de maio.

“Voltamos à problemática da Eutanásia, que envolve a ética, a medicina, o direito, a filosofia, a religião… e onde se ‘misturam’ experiências pessoais e familiares”, informa o Departamento Nacional da Pastoral Familiar, da Comissão Episcopal do Laicado e Família.

Os conteúdos – em leigos.pt – foi preparado para promover momentos pessoais e comuns de reflexão, interioridade e partilha com sugestões para a Eucaristia e a meditação dos Mistérios do Rosário.

“Parece que hoje a criatura humana se encontra numa particular passagem da sua história que, num contexto inédito, se depara com as antigas e sempre novas interrogações sobre o sentido da vida humana, acerca da sua origem e do seu destino” – do Papa Francisco – aos participantes da assembleia geral dos membros da Academia Pontifícia para a Vida (5 de outubro de 2017) – é a linha “inspiradora” da Semana da Vida 2018.

A organização assinala a importância do documento «Eutanásia: o que está em jogo? Contributos para um diálogo sereno e humanizador», da Conferência Episcopal Portuguesa publicado em 2016, para aprofundar “o que está em causa, distinguirmos conceitos, conhecermos mais claramente o que a Igreja defende e propõe”.

 

 

A partir deste documento a Conferência Episcopal Portuguesa publicou um folheto com «perguntas e respostas sobre a Eutanásia».

“A experiência dos Estados que legalizaram a eutanásia revela que não é possível restringir essa legalização a situações raras e excecionais”, refere o desdobrável.

Folheto Eutanasia 2018

Share
Share