Nesta semana, 1200 jovens portugueses estão a viver uma experiência profundamente inspiradora e transformadora na comunidade de Taizé. Representando o Departamento Nacional da Pastoral Juvenil, Pedro Carvalho e o Pe. Filipe Diniz acompanham esta jornada, promovendo momentos de partilha e reflexão que fortalecem os laços de fé e compromisso dos jovens com a Igreja. Numa dinâmica de encontro e escuta, cada palavra, cada silêncio e cada gesto são expressão de uma fé viva e de uma Igreja que caminha com os jovens, por e para os jovens.

Este tempo de escuta permite mergulhar nas fragilidades e inquietações, nos sonhos e nas esperanças de uma geração que busca sentido, comunhão e compromisso. Sentimos a riqueza da diversidade de experiências e a profundidade das perguntas que habitam os corações juvenis. A escuta ativa, a oração e o diálogo revelam a força de uma juventude que deseja construir uma Igreja mais próxima, mais autêntica e mais capaz de responder aos desafios do tempo presente.

Durante esta semana, Pedro Carvalho teve também a oportunidade de dinamizar um workshop “O que posso fazer? Da Experiência à Transformação”, desafiando os jovens a refletirem sobre o impacto da sua experiência na comunidade de Taizé e o caminho para uma ação transformadora na Igreja em Portugal e no mundo.

Para o Diretor do DNPJ, “a experiência em Taizé reforçou a urgência de aprofundar o caminho sinodal, tornando a escuta dos jovens uma prática constante e efetiva nas comunidades. Partimos de Taizé com a convicção que esta geração é o Futuro Presente da igreja. E acreditamos que juntos construímos uma Igreja interpeladora, alegre, poética, criativa e acolhedora.”

Lisboa, 7 de março de 2025

https://agencia.ecclesia.pt/portal/jovens-partimos-de-taize-com-a-conviccao-que-esta-geracao-e-o-futuro-presente-da-igreja-diretor-do-departamento-nacional-da-pastoral-juvenil/

Share
Share