«Pelo Batismo, também vós, jovens, sois membros vivos da Igreja e, juntos, temos a missão de levar o Evangelho a todos»

A Igreja Católica celebra hoje Dia Mundial das Missões 2018 e o Papa Francisco dedicou a sua mensagem à juventude, num convite à comunidade toda, com o título «Juntamente com os jovens, levemos o Evangelho a todos».

“Queridos jovens, juntamente convosco desejo refletir sobre a missão que Jesus nos confiou. Apesar de me dirigir a vós, pretendo incluir todos os cristãos, que vivem na Igreja a aventura da sua existência como filhos de Deus. O que me impele a falar a todos, dialogando convosco, é a certeza de que a fé cristã permanece sempre jovem, quando se abre à missão que Cristo nos confia”, escreveu o Papa.

Na mensagem para o 92.º Dia Mundial das Missões, Francisco realça que para os jovens hoje “os últimos confins da terra” são muito relativos e “sempre facilmente «navegáveis»”.

“O mundo digital, as redes sociais, que nos envolvem e entrecruzam, diluem fronteiras, cancelam margens e distâncias, reduzem as diferenças. Tudo parece estar ao alcance da mão: tudo tão próximo e imediato… E todavia, sem o dom que inclua as nossas vidas, poderemos ter miríades de contactos, mas nunca estaremos imersos numa verdadeira comunhão de vida”, observa.

“Queridos jovens, não tenhais medo de Cristo e da sua Igreja! Neles, está o tesouro que enche a vida de alegria.”

O Papa lembra que o dia das missões 2018 acontece durante o Sínodo dos Bispos sobre «Os jovens, a fé e o discernimento vocacional» e considera que dá “oportunidade de entender melhor, à luz da fé, aquilo que o Senhor Jesus vos quer dizer a vós, jovens, e, através de vós, às comunidades cristãs”.

“Ser atraídos e ser enviados são os dois movimentos que o nosso coração, sobretudo quando é jovem em idade, sente como forças interiores do amor que prometem futuro e impelem a nossa existência para a frente. Ninguém, como os jovens, sente quanto irrompe a vida e atrai.”

As Obras Missionárias Pontifícias (OMP) – Portugal prepararam o guião missionário para ser usado ao longo do ano com o tema ‘Agarra o desafio, da missão’: Guião Missionário 2018/2019 – Dia Mundial das Missões 2018

“De corações jovens, nasceram as Pontifícias Obras Missionárias, para apoiar o anúncio do Evangelho a todos os povos, contribuindo para o crescimento humano e cultural de muitas populações sedentas de Verdade”, assinala o Papa Francisco na mensagem Dia Mundial das Missões 2018

As OMP – Portugal explicam que Outubro Missionário tem origem no Dia Mundial das Missões, celebrado no penúltimo domingo deste mês, e a data foi instituída pelo Papa Pio XI, em 1926, “como um dia de oração e ofertas em favor da evangelização dos povos”.

“Toda a comunidade tem o dever de participar ativamente na missão universal, cooperação de três formas: 1.º pela oração, sacrifício e testemunho de vida; 2.º por meio da ajuda material aos projetos missionários; 3.º colocando-se à disposição para servir na missão ad gentes.”

 

Conferência Episcopal Portuguesa convocou Ano Missionário especial

Share
Share