O Dicastério para os Leigos, a Família e a Vida, da Santa Sé, tem um novo site com informações sobre as atividades do organismo, do Papa Francisco, das Igrejas locais, notícias e ligações para as redes sociais e vídeos.

O organismo informa que o site quer ser um lugar “aconchegante e familiar” para os leigos, as famílias e oferecer a todos a oportunidade de serem ouvidos.

Outro objetivo é dar “amplo espaço para as redes sociais” o que vai permitir “entrar em diálogo” com os que têm “a boa vontade” de os seguir. O Dicastério para os Leigos, a Família e a Vida também está nas redes sociais – Twitter e Instagram – e está no Flickr e no Youtube.

Para além da explicação do site é apresentado o novo logotipo do organismo da Santa Sé. No desenho Anna Formaggio representou “um abraço que acolhe todos os leigos e as famílias do mundo”. No lado esquerdo da imagem estão os leigos que “sustentam a colunata de Bernini”, num abraço com as famílias.

“É um povo formado por mulheres, homens, crianças, jovens, idosos e famílias, a grande maioria do povo de Deus, conforme definido pelo Papa Francisco na Exortação Apostólica ‘Evangelii gaudium’, que constitui a Igreja e que ao mesmo tempo desfruta de sua proteção materna. É um povo que tem o sonho missionário de chegar a todos”, lê-se também no novo site.

O Papa Francisco instituiu o organismo a 15 de agosto de 2016: “Competências e funções que até agora pertenciam ao Pontifício Conselho para os Leigos e ao Pontifício Conselho para a Família, serão transferidas para este Dicastério a partir do próximo dia 1 de setembro.”

“A Igreja, mãe zelosa, ao longo dos séculos sempre cuidou e se preocupou com os leigos, a família e a vida. Nós também, tendo este facto bem presente em virtude do Nosso ministério de Pastor do rebanho do Senhor, prontamente dedicamo-nos a dispor cada circunstância a fim de que as riquezas de Jesus Cristo se difundam apropriada e abundantemente entre os fiéis”, lê-se também na carta apostólica em forma de «Motu Próprio» com a qual Francisco instituiu o organismo.

O dicastério foi anunciado pelo pontífice argentino a 22 de outubro de 2015, durante o Sínodo dos Bispos dedicado à Família.

Na Conferência Episcopal Portuguesa existe a Comissão Episcopal Laicado e Família, desde 2005, onde pertence a pastoral Juvenil.

Share
Share