“Protagonistas da Confiança”, um grupo de jovens da Diocese de Portalegre-Castelo Branco peregrinou até França e vai viver esta semana na “colina”, até ao próximo domingo, dia 26. A Marta Martins regressa à comunidade 13 anos depois e o António Paisana vai viver a primeira experiência ecuménica em Taizé.
A Comunidade Ecuménica de Taizé promove uma “semana de reflexão” para jovens dos 18 aos 35 anos – estudantes, trabalhadores, voluntários ou à procura de emprego – que começa hoje.
«Parto em busca do silêncio, da vida simples e sem ruido do dia-a-dia»
Regresso a Taizé, 13 anos depois
Estive em Taizé pela última vez no Verão de 2005. Neste tempo, até agora, participei também no Encontro Europeu em Roma, em 2012, e em algumas iniciativas diocesanas. Na minha paróquia temos orações com cânticos de Taizé mensais
Ao longo destes 13 anos foram aparecendo oportunidades para voltar mas acontecia sempre algo que adiava o regresso, nessas alturas ia acompanhando a partida e a chegada de amigos, a sua expectativa na partida e alegria na chegada.
Este ano surgiu de novo oportunidade, sem contar, e depois de uma alteração de férias, estas foram calhar nesta semana especial em que um grupo da diocese ia partir em direção a Taizé.
Parto em busca do silêncio, da vida simples e sem ruido do dia-a-dia, de um local em que todos somos o que somos sem diferenças.
Passaram 13 anos, a minha vida mudou, já não sou estudante, não sou mais tão jovem como da última vez mas vou com a vontade de me encontrar e encontrar a Deus por meio daqueles com que partilharei esta semana.
Marta Martins
Castelo Branco
«A escolha de umas férias perto de Deus»
A primeira vez em Taizé
Taizé … a escolha de umas férias perto de Deus. No meio de um dia de trabalho dou por mim cheio de preocupações e situações por resolver. Penso nas férias!! E que tipo de férias quero para mim?
Refleti um pouco e logo cheguei à conclusão que necessitava de umas férias fora do meu meio e do meu quotidiano.
Qual a solução para passar umas férias perto dos meus amigos e de Deus? A resposta foi quase imediata e estava mesmo à frente dos meus olhos, Taizé!!!
Esta vai ser a minha primeira vez em Taizé um sitio que tanto bem já ouvi falar, onde espero estar bem perto de Deus e em comunidade ajudando-me a crescer como pessoa, profissional e amigo de Deus.
Esta vai ser uma aventura que tem data de começo mas que, através do amor que Deus, espero não tenha um fim.
António Paisana
Proença-a-Nova
Taizé – Semana de reflexão para jovens dos 18 aos 35 anos: “O objetivo desta semana será de proporcionar que jovens na mesma faixa etária se encontrem e possam partilhar sobre o seu futuro à luz da fé.”
A comunidade ecuménica internacional foi fundada em 1940 pelo irmão Roger Schutz (1915, Suíça – 2005, Taizé), um jovem pastor protestante suíço com 25 anos.