A secretaria do Sínodo dos Bispos publicou o texto do Documento Final e as votações do Documento Final da 15.ª assembleia geral do sínodo que foi dedicada ao tema «os jovens, a fé e o discernimento vocacional».
«Os jovens pediram, em voz alta, uma Igreja autêntica,luminosa, transparente e jubilosa: só uma Igreja de santos pode estar à altura de tais pedidos»
O documento está dividido em três partes – 1.º «Pôs-Se com eles a caminho» (Lc 24, 15); 2.º «Os seus olhos abriram-se» (Lc 24, 31); 3.º «Voltaram imediatamente» (Lc 24, 33) – tem 12 capítulos, 167 parágrafos em 60 páginas e foi aprovado pelos 249 participantes na aula sinodal.
«Reconhecemos, no episódio dos discípulos de Emaús (cf. Lc 24, 13-35),um texto paradigmático para compreender a missão eclesial relativamente àsjovens gerações.»
A XV Assembleia Geral Ordinária do Sínodo dos Bispos com o tema «Os jovens, a fé e o discernimento vocacional» realizou-se entre 3 e 28 de outubro.
O Sínodo dos Bispos 2018 contou com a participação de mais de três dezenas de jovens convidados e foi o primeiro a utilizar o português como língua oficial, nos grupos trabalhos.
«A presença dos jovens representou uma novidade: através deles, no Sínodo ressoou a voz duma geração inteira. Caminhando com eles,peregrinos junto do túmulo de Pedro, experimentamos como a proximidade cria as condições para que a Igreja seja espaço de diálogo e testemunho de fraternidade que fascina. A força desta experiência ultrapassa qualquer dificuldade e fraqueza. O Senhor continua a repetir-nos: Não temais, Eu estou convosco!», lê-se no documento publicado no site do Sínodo dos Bispos.