O Fórum Ecuménico Jovem 2017 (FEJ) com o tema «Eis que faço novas todas as coisas» (Ap. 21, 5) e realiza-se dia 4 de novembro, no Auditório Vita e no Seminário Menor da Arquidiocese de Braga.

A organização do XIX FEJ explica que pretendem “dar continuidade à celebração do 500 anos da Reforma, procurando colocar em evidência os dons espirituais por ela trazidos”.

Segundo o programa o encontro dos jovens cristãos em Portugal começa às 09h30 com o acolhimento, uma hora depois são as boas-vindas aos participantes e às 11h00 a celebração inicial.

Às 11h30 está previsto um painel dedicado à Reforma com o tema «Reforma há 500 anos… E hoje?», moderada pelo padre João Aguiar, seguido de “espaço de debate”. Em estilo mesa redonda, o painel que vai também recordar a viagem do Papa Francisco à Suécia, conta com a participação da Igreja Católica do padre João Pedro da Arquidiocese de Braga e do professor universitário João Duque e do COPIC a pastora Eva e a Ana Conde Almeida.

O almoço é partilhado e entre as 14h30 e as 16h30 os jovens vão participar em workshops criativos que vão “abordar as grandes intuições da Reforma”: «A Palavra; A Fé; O Dom de Deus (Graça); Cristo, Senhor e Salvador; Louvor».

Com o tema «Eis que faço novas todas as coisas», o XIX FEJ termina com a Festa de Cristo que vai integrar os momentos criativos produzidos nos workshops seguido do gesto do envio é às 17h30.

Não é necessária inscrição para participar e basta aparecer em Braga no dia 4 de novembro e levar algo para partilhar no almoço.

Localização FEJ 2017: Seminário Menor/Centro Pastoral – Rua de S. Domingos, 94-B, Braga [Auditório Vita e Seminário da Senhora da Conceição]

A organização da atividade ecuménica é da responsabilidade dos Departamentos Juvenis das Igrejas Católica Romana, Lusitana, Metodista e Presbiteriana.

 

O Fórum Ecuménico Jovem – www.ecumenismojovem.org – nasceu com o objetivo comum de pensar o trabalho ecuménico com os jovens através de representantes dos departamentos juvenis de várias das Igrejas cristãs com presença histórica em Portugal que se reuniram pela primeira vez no Seminário de Leiria, em 1999, quando foi criada uma equipa ecuménica juvenil.

Um ano antes, muitos dos que integravam esse grupo representaram Portugal na segunda Assembleia Ecuménica Europeia, celebrada na cidade austríaca de Graz, na Áustria.

Share
Share