O Corpo Nacional de Escutistas (CNE), através da Junta Regional de Évora, dinamiza este domingo a cerimónia nacional de acolhimento da ‘Luz da Paz de Belém’, acesa na Gruta da Natividade, e que vai ser partilhada pelas dioceses portuguesas.

A luz que foi acesa na gruta que assinala o local do nascimento de Jesus chega a Portugal, sem nunca se apagar, trazida da Áustria por quatro escuteiros católicos que vão ter à sua espera mais de 1300 escuteiros em Évora.

Obrigado pelo esforço!Bom caminho de volta. Um país inteiro espera por vocês :)#escutismo #luzdapazdebelem

Publicado por Corpo Nacional de Escutas em Sábado, 10 de Dezembro de 2016

 

Este domingo, , dia 11 de dezembro, a partir das 17h00, a cerimónia na Sé vai ser presidida pelo arcebispo diocesano D. José Alves e a luz vai ser acolhida e levada às dioceses portuguesas por representantes de todas as Regiões do CNE. O maior movimento juvenil português estava também representado pelo chefe nacional Norberto Correia e Ivo Faria, o chefe nacional eleito a 4 de dezembro.

“A partilha duma pequena e frágil luz vinda de Belém recorda a todos os escuteiros o essencial da sua missão”, explica o assistente nacional do CNE, o padre Luís Marinho.

CNE (arquivo)

A ‘Luz da Paz de Belém’ surgiu em 1986 como um programa de beneficência – “Luz na Escuridão” – para apoiar crianças necessitadas na Áustria e é uma iniciativa da emissora de rádio e televisão estatal austríaca, realizada em colaboração com os escuteiros. Este ano uma escuteira de 12 anos foi à gruta da Natividade buscar a luz que está a ser distribuída para as delegações de todo o mundo a partir de Viena, na Áustria.

Desde 1990, existe um acordo de cooperação entre os Escuteiros e as Guias de muitos países, que tem permitido que a Luz de Belém viaje pela Europa e América como uma mensagem de Paz.

A luz da gruta da Natividade já foi entregue a São João Paulo II, ao Papa emérito Bento XVI e ao pontífice argentino Papa Francisco.

O Corpo Nacional de Escutas foi fundado em Portugal em 1923 pelo então arcebispo de Braga D. Manuel Vieira de Matos, está presente em todas as dioceses de Portugal e conta com mais de 70 mil membros. 

O Escutismo é um movimento à escala mundial reunindo 164 Organizações Escutistas Nacionais, presentes em 224 países e territórios, constituído por mais de 40 milhões de rapazes e raparigas, homens e mulheres em todo o mundo. Fundado em 1907, em Inglaterra, por Baden Powell.

Share
Share