A Esmolaria Apostólica (Santa Sé) tem uma estátua de Jesus, em tamanho real, representado como pessoa sem-abrigo, à sua porta, no pátio de Santo Egídio, no Vaticano.
A estátua, no átrio do o organismo caritativo do Papa, representa uma pessoa sem-abrigo deitada num banco, envolvido num fino cobertor do qual se vêem apenas os pés com a marca dos pregos da crucifixão.
A obra em bronze do escultor canadiano Timothy P. Schmalz está colocada a poucas centenas de metros da Praça de São Pedro. O artista teve a ideia de representar a pessoa de Cristo desta forma após ter visto um sem-abrigo que dormia num banco ao ar livre, durante as festas de Natal, informa a Rádio Vaticano.
“Quando vemos os marginalizados, devemos ver Jesus Cristo”, escreveu Timothy P. Schmalz, que também se inspirou no capítulo 25 do Evangelho segundo São Mateus.
O autor apresentou ao Papa Francisco uma réplica da escultura, em formato reduzido, numa audiência geral na Praça de São Pedro, em novembro de 2013.
“Quando o Santo Padre viu a obra, tocou-a nos joelhos e nos pés e rezou. O Papa Francisco está a fazer propriamente isso, aproximar-se dos marginalizados”, ressaltou o autor aos media norte-americanos.
Segundo a emissora do Vaticano, vários exemplares da mesma peça estão em países como Austrália, Cuba, Espanha, Estados Unidos da América, Índia e Irlanda. A primeira estátua de Jesus “sem-abrigo” foi colocada em Toronto, no Canadá, no Regis College, faculdade de teologia dos jesuítas, em 2013.