As Jornadas Missionárias Nacionais 2018 com o tema «Eu sou missão», nos dias 15 e 16 de setembro, estão em sintonia com o momento atual da Igreja que se prepara para o Sínodo dos Bispos, e realizam-se no Seminário do Verbo Divino, em Fátima.
“Nestas jornadas missionárias somos chamados a olhar mais profundamente para os novos rumos da missão ad intra e ad extra, mas nunca esquecendo que estamos centrados na mensagem de Jesus Cristo”, escreve o diretor do Departamento Nacional da Pastoral Juvenil.
O padre Filipe Diniz destaca que num mundo “cheio de desafios e de curiosidades” o sentido para uma missão sólida e entusiasta “é assumir a perspetiva de um missionário a sair de si para que se encontrar verdadeiramente com Jesus Cristo”.
“É Ele que nos chama a ser missão! Que neste capitulo cada um tenha a capacidade de discernir o seu espírito missionário e que possa colocá-lo em prática, diante de um mundo que necessita de rostos verdadeiros do nosso Mestre”, desenvolve com desejo de “boa missão”.
Em sintonia com a assembleia dos Sínodo dos Bispos, sobre «Os Jovens, a fé e o discernimento vocacional» (3 a 28 de outubro), as Jornadas Missionárias 2018 têm como tema «Eu sou missão» nos próximos dias 15 e 16, no Seminário do Verbo Divino, em Fátima. As inscrições encerram dia 7 de setembro.
As Obras Missionárias Pontifícias – Portugal recordam que o Papa Francisco na vigília da JMJ 2016 disse que “para seguir a Jesus, é preciso ter uma boa dose de coragem”.
“A nossa sociedade não é só feita de jovens ‘adormecidos, pasmados ou entontecidos’, felizmente ainda há jovens que aceitam o desafio e se entregam à missão que Jesus nos confiou a cada um de nós, amar o próximo e anunciar o evangelho, seja na sua terra ou casa, seja nas periferias”, acrescenta a organização do encontro.
As Obras Missionárias Pontifícias explicam que as Jornadas Missionárias nacionais se realizam em setembro, depois de um ano de pastoral, de férias que podem ter sido missionárias e às portas de outubro, o mês Missionário por excelência.
Programa
Sábado – 15 de Setembro
09h30 – Acolhimento
10h00 – Oração
11h00 – Abertura (D. Manuel Linda, presidente da Comissão Episcopal das Missões e Nova Evangelização)
11h45 – Eu sou Missão – Dr. Juan Ambrósio
12h30 – Debate
13h00 – Almoço
15h00 – 16h30 – Workshops (1.º Momento)
1.Igreja e diálogo: Que Igreja se pretende na relação e no diálogo – Ecumenismo.
2.Missão e comunhão: Comunhão de vocações e carismas na missão.
3.Missão na Periferia: Periferias do sofrimento, pobreza, geografias existenciais.
4.Todos, Tudo e Sempre em Missão: Como se pode melhorar o papel dos grupos missionários?
Que ações de animação missionária?
5.Ser Missão: Refletir sobre “ser”, “ter” e “fazer” missão.
6.Partilhar a Viagem: Refletir sobre o problema das Migrações e desenvolvimento.
16h30 – Intervalo
17h00 – 18h30 – Workshops (2.º Momento)
19h30 – Jantar
21h00 – Serão musical, oração e testemunhos
Domingo – 16 de Setembro
09h30 – Oração
09h45 – Mesa Redonda com vários intervenientes: “Que Igreja pretendemos? Para uma missão mais comprometedora”.
12h00 – Eucaristia – Envio e Conclusões
13h00 – Almoço