Com o programa já conhecido, com novidades e pontos fortes, os jovens quiseram marcar presença e “mostrar que a Igreja está viva e agarraram mais um ano este desafio de peregrinar a Fátima”, afirma o diretor do Departamento Nacional da Pastoral Juvenil, P. Eduardo Novo.
Ao início da tarde de sábado os jovens serão acolhidos e receberão as respetivas credenciais de participante ao som de música de rua e animação.
Segue-se uma novidade deste ano que é o peddypaper “põe-te a mexer”, uma nova forma de explorar Fátima, mais concretamente a zona dos valinhos. Os jovens são convidados à reflexão e descoberta da história das aparições em Fatima. Esta ação é promovida e organizada pelo movimento jovem da Mensagem de Fátima.
O momento seguinte é um ponto alto onde todos os jovens se concentrarão junto à cruz alta para acolherem a Cruz entregue pelo Papa João Paulo II aos Jovens portugueses em representação da Europa.
“Será um momento que se espera de emoção, simbolismo e união de todos os jovens no recinto do santuário. É uma marca que queremos que perdure na memória de todos os jovens”, adianta P. Eduardo Novo.
Este ano todo o programa do Fátima Jovem é inserido nas celebrações do Santuário, sendo de destacar no sábado a recitação do terço pelos jovens e a procissão das velas onde 4 jovens transportarão o andor de Nossa Senhora. Já no domingo toda a eucaristia , presidida por D. António Marto e concelebrada por D. Ilídio Leandro, terá um cunho juvenil, desde as leituras ao tranporte do andor, serão feitos por jovens. Também a orquestra e o coro que abrilhantará a eucaristia serão jovens.
Na noite de sábado haverá a vigilia jovem que promete ser um espaço de música, oração, testemunhos e cultura que cativará os jovens a “irem ao encontro de outros para concretizar o sonho de Deus”, acrescenta o diretor do DNPJ.