O ‘Fátima Jovem’ que o Departamento Nacional da Pastoral Juvenil (DNPJ) dinamiza anualmente este ano é em parceria com o Santuário de Fátima um Jubileu dos Jovens do Centenário das Aparições, nos dias 9 e 10 de setembro.
O DNPJ, os Secretariados Diocesanos da Pastoral Juvenil e o Santuário de Fátima vão realizar uma grande festa dos jovens intitulada o ‘Segredo da paz, caminho do coração’ no contexto do Centenário das Aparições (1097-2017).
Com a presença do Papa Francisco na Cova da Iria a 12 e 13 de maio e a vontade dos jovens participarem nessas celebrações, o ‘Fátima Jovem’ foi adiado do primeiro fim-de-semana de maio, uma semana antes da visita do pontífice argentino, para os dias 9 e 10 de setembro.
O padre José Nuno Silva é o responsável pelo Departamento da Pastoral Intergeracional, um novo setor no santuário, e na reunião dos secretariados juvenis, deste sábado, dia 25, apresentou uma proposta “não imposta” de programa para o jubileu. Foi manifestada disponibilidade para “recolher sugestões” que possam “incorporar e valorizar” o encontro, afinal o objetivo é que o “grande acontecimento” seja potenciador de dinamismo nos jovens.
Com o tema ‘Segredo da paz, caminho do coração’ o Jubileu dos Jovens do Centenário das Aparições pretende ser uma peregrinação internacional à Cova da Iria. Para que o evento tenha o “carácter internacional próprio de Fátima, da mensagem de Fátima” vão desenvolver iniciativas junto de outros países.
O sacerdote destacou que o lema tem “três palavras fortes”, e o itinerário do encontro vai desenvolver-se em torno dessa temática. O programa, explicou, vai desenvolver-se em quatros etapas ao longo dos dois dias: “Preparar a paz; o coração da paz; a paz do coração” e “viver a paz”.
O jubileu dos Jovens do Centenário vai começar oficialmente às 16h30 de 9 de setembro mas a partir da manhã existem propostas para as dioceses, grupos e movimentos com receção, acolhimento, ensaio e reuniões, no parque junto ao Espaço Jovem Papa Francisco.
A peregrinação internacional juvenil começa com a saudação a Nossa Senhora na Capelinha das Aparições. A concentração é na cruz alta e em peregrinação vão atravessar o pórtico do jubileu.
Às 18h00 fazem o sentido inverso rumo à Basílica da Santíssima Trindade para a partir da imagem de Nossa Senhora viverem ‘O Coração da Paz’.
Como é habitual no ‘Fátima Jovem’ a programação inclui-se nas atividades do santuário e às 21h30 a concentração é na capelinha para a participação no Rosário e na Procissão de Velas – “Direta Pacis”.
A partir das 23h00, o festival ‘Para alcançar a Paz’ conta com cantores profissionais, no parque junto ao Espaço Jovem Papa Francisco. Os artistas vão ser desafiados a “compor canções” sobre a paz. O padre José Nuno Silva adiantou que são artistas com “impacto junto dos jovens” e intervenção cultural “compatível com o lugar” em termos de mensagem. Neste momento, vão-se ouvir testemunhos de jovens ou pessoas que em jovens “tomaram decisões difíceis para alcançar a paz”: “Testemunhos não piegas mas exigência de vida.”
A noite continua e o programa do Jubileu dos Jovens também com ‘A Paz do Coração’, uma Via-Sacra nos Valinhos. Esta etapa vai ser “marcada pelo silêncio”. E às 05h00 regressam à Basílica da Santíssima Trindade para ‘Viver a Paz’, com três momentos diferenciados
No domingo, dia 10 de setembro, os jovens reúnem-se às 10h00 na Capelinha das Aparições para rezarem o Rosário e uma hora depois participam na Missa na Esplanada de Oração.
Na reunião dos Secretariados Diocesanos da Pastoral Juvenil deste sábado, o sacerdote afirmo que o “desafio” da intergeracionalidade “é um dos grandes da sociedade” hoje e a Igreja não pode “correr o risco de alinhar no movimento mundano de exclusão dos idosos mas fazer tudo o que estiver ao alcance para educar no tempo”.
Neste âmbito, frisou que é preciso criar cristãos conscientes desta “necessidade de não criar hiatos entre gerações” e com isso “vencer” o hiato que os “dinamismos sociais foram impondo”.
O padre José Nuno Silva afirmou ainda que o Departamento da Pastoral Intergeracional do Santuário de Fátima vai ter “propostas concretas para cada geração” – crianças, adolescentes, jovens, famílias, idosos – mas também desenvolver e propor projetos e programas “de congregação das gerações”.
(Foto de destaque do facebook do Santuário de Fátima)