Em comunicado enviado hoje à Agência ECCLESIA, o diretor do Departamento Nacional da Pastoral Juvenil (DNPJ), entidade organizadora do evento, considera que o número de inscrições demonstra a vontade dos jovens em provarem que “a Igreja está viva”.
Entre o programa proposto, o padre Eduardo Novo destaca o peddypaper “Põe-te a mexer”, no dia 5, onde os mais novos vão ter a oportunidade de partir à “descoberta da história das aparições de Fátima”, na zona dos Valinhos.
Outro ponto alto, no mesmo dia, será uma concentração junto à cruz alta do Santuário, “para acolherem a Cruz entregue pelo Papa João Paulo II aos Jovens portugueses em representação da Europa”.
Para aquele responsável, “será um momento de emoção, simbolismo e união de todos os jovens”, algo que se espera que “perdure na memória de todos”.
Os participantes da edição deste ano do “Fátima Jovem” vão ter a oportunidade de colaborar ativamente nas cerimónias religiosas de sábado e domingo, desde a recitação do terço à procissão das velas, passando pelas leituras e cânticos.
Destaque para a celebração eucarística de dia 6, que será celebrada pelo bispo de Leiria-Fátima, D. António Marto, com a presença do bispo de Viseu, D. Ilídio Leandro.