Miguel Cupido/DNPJSegundo a página do organismo católico, a edição deste ano do ‘Fátima Jovem’ encheu o recinto com o “colorido da juventude”, principalmente durante a eucarística dominical presidida pelo bispo de Leiria-Fátima, D. António Marto.

“As mãos azuis e amarelas, distribuídas a todos, eram vistas de longe e serviram para louvar, acenar e dar graças com o cântico ‘Magnificat'”, refere o DNPJ.

A iniciativa, subordinada ao tema ‘Alegrai-vos sempre no Senhor’, procurou despertar os mais novos para a importância e a responsabilidade de serem cristãos, ao mesmo tempo que serviu de preparação para a próxima jornada mundial da juventude, que irá decorrer no Rio de Janeiro, Brasil, entre 23 e 28 de julho de 2013.

Na vigília de sábado, que encerrou o primeiro dia de atividades, o diretor da Pastoral Juvenil portuguesa, padre Eduardo Novo, desafiou os jovens a “voarem mais alto” e a levarem a “alegria profunda e profícua” do cristianismo “a todos os telhados”.

O programa do evento, apoiado por 35 voluntários e documentado através do olhar fotográfico de 15 jovens – uma das novidades do “Fátima Jovem” – contou ainda com a presença do bispo de Viseu, D. Ilídio Leandro, do músico Rão Kyao e do humorista José Pedro Cobra.

No meio do ambiente de oração, a vertente cómica ajudou os mais novos a refletirem sobre o dom da fé, na relação com Deus, com os outros e consigo próprios.

O DNPJ “saúda e agradece” o empenho demonstrado pelos jovens, vindos de todas as dioceses do país, e o envolvimento de todos os “voluntários, convidados, secretariados diocesanos e movimentos” que tornaram possível esta peregrinação nacional da juventude.

Share
Share