Secretariados Diocesanos da Pastoral Juvenil
20 de junho, Casa S. Nuno, Fátima
O Departamento Nacional da Pastoral Juvenil (DNPJ) e os secretariados diocesanos reuniram-se hoje em Fátima para programar o Ano Pastoral 2015/2016 que tem como tema – Felizes os misericordiosos porque alcançaram misericórdia (São Mateus) -, e vai ter como meta a grande atividade que ultrapassa fronteiras terrestres e reúne na fé as Jornadas Mundiais da Juventude (JMJ), em Cracóvia, Polónia (julho 2016).
Após a oração de Laudes, a reunião começou com a intervenção do bispo assistente do DNPJ, membro da Comissão Laicado e Família, que refletiu sobre o Jubileu da Misericórdia. “Este Jubileu rompe com os esquemas tradicionais dos jubileus, por isso, pode ser considerado um Jubileu único e original”, disse D. Joaquim Mendes que relembrou alguns pontos da Bula da Proclamação do Jubileu «O rosto da Misericórdia».
O prelado destacou sete pontos, desafios pastorais que ajudam os responsáveis juvenis a vivência melhor o próximo ano jubilar: “Aprofundamento do conhecimento de Deus, Pai de misericórdia; Experimentar a misericórdia – aprofundando o Sacramento da Penitência ou Reconciliação do ponto de vista doutrinal, litúrgico e experiencial.”
Outro ponto é “exercitar a misericórdia – aprendendo a não julgar e a não condenar; a perdoar e a dar amor sem medida”.
No Ano Santo, indicou ainda D. Joaquim Mendes, é desafio “testemunhar a misericórdia”; “ajudar os jovens, caminhando com eles”; ajudá-los a “conhecer as obras de misericórdia corporais e espirituais” e “levar os jovens a participarem nas iniciativas propostas” em cada Igreja local.
O diretor do DNPJ apresentou a projeto pastoral e revelou os objetivos e atividades específicas para atingir este fim no Ano Pastoral 2015\2016: Um projeto baseado numa proposta de autoconhecimento, compromisso e missão.
A formação de animadores, momentos de oração, preparação e participação nas JMJ em Cracóvia (Polónia), a estruturação do funcionamento dos secretariados e os festivais da canção foram alguns do pontos focados pelo padre Eduardo Novo.
No plano da reunião estiveram tópicos relacionados com o curto prazo, como a próxima edição do Festival Jota este ano na Diocese do Algarve e os Encontros Europeus de Ávila (Espanha) e Taizé (França), durante o mês de agosto.
Da programação e calendarização pastoral para 2015/2016 destacam-se as IV Jornadas Nacionais da Pastoral Juvenil, nos dias 25 e 26 de setembro, no Seminário do Verbo Divino em Fátima; o XVI Festival Ecuménico Jovem (FEJ), a 7 de novembro, em Castelo Branco, e o grande encontro mundial de jovens entre 26 e 31 de julho 2016 na Polónia.
Setor de Comunicação do DNPJ
Fátima, 20 junho 2015