A direção artística do Festival Jota informou com “alguma tristeza” que o evento não se realiza este ano e prometeu uma edição em 2018.

“Apesar dos esforços encetados, não foram reunidas as condições requeridas para a realização da edição do Festival Jota deste ano”, explica a direção artística sobre o evento de divulgação e celebração da música cristã.

Num comunicado publicado hoje no site do Festival ‘Jota’ a organização explica que só agora partilham a decisão porque estiveram a “aguardar informações imprescindíveis” para essa opção.

Os festivaleiros do certame juvenil de música de inspiração cristã têm a garantia do seu regresso em 2018.

A direção artística do Festival ‘Jota’ assegura já que o espetáculo, o convívio e a formação deste evento vão regressar “cheio de força” para o ano.

“Prometemos proporcionar-vos uma edição em 2018 em grande! Estamos já a trabalhar para isso”, acrescentam no comunicado publicado site do festival.

De recordar que em 2016 o evento também não se realizou porque foi ano de Jornada Mundial da Juventude (JMJ) em Cracóvia, na Polónia, facto que também motivou uma paragem em 2011, ano em que a JMJ passou por Madrid, Espanha. Os Serviços Diocesanos de Pastoral Juvenil empenharam esforços no maior encontro de jovens do mundo.

O primeiro ‘Jota’ realizou-se em julho de 2007 na vila do Paul, Concelho da Covilhã, por iniciativa do Departamento Diocesano da Pastoral Juvenil da Guarda e da Banda Jota, da mesma diocese, e que dá nome ao evento.

No verão do ano seguinte o festival, que começou por ser de três dias intensos, regressou à Ermida de Nossa Senhora das Dores. A 3.ª edição saiu da diocese-mãe e foi para São Jacinto, na Diocese de Aveiro, a 4.ª realizou-se junto ao rio Tabuão, em Paredes de Coura (Viana do Castelo, 2010), e na 5.ª edição o festival desceu até Braga, a cidade dos arcebispos, em 2012.

No ano seguinte o ‘Jota’ regressou à Serra da Estrela onde nasceu e a sexta edição deu novamente vida e cor à Vila do Paul, a 20 km da Covilhã, na Diocese da Guarda.

A pastoral juvenil de Viseu foi a diocese anfitriã do festival em 2014 que proporcionou esta experiência de encontro na Paróquia de Carvalhais, São Pedro do Sul, no espaço que acolheu durante vários anos o mítico festival ‘Andanças’.

O festival Jota de música de inspiração juvenil destinado a um público mais jovem na 8.ª edição, em 2015, realizou-se pela primeira vez numa diocese do Sul e foi ao extremo do país. O Secretariado Diocesano da Pastoral Juvenil do Algarve dinamizou o evento no Vale das Almas, em Faro, um lugar conhecido por acolher uma grande concentração de moto, em julho.

Share
Share