O Papa Francisco foi escolhido para ser a capa da mais recente edição da ‘Rolling Stone’ em Itália, publicada esta quinta-feira, dia 8. A revista de música considera a sua visita a Milão “um dia histórico”, a 25 de março.
“Por que Francisco está na capa da Rolling Stone? Simples, porque o Papa diz coisas com um senso comum, tão comum que sua solidão começa a ser palpável”, explica a revista, sobre a escolha do pontífice argentino que considera “pop”.
A edição italiana da revista de música ‘Rolling Stone’ tem na capa uma foto do Papa Francisco a sorrir, com o polegar no ar em sinal positivo.
“Conquistou todos os jovens com as suas palavras de atenção pelos últimos e pelos mais pobres, com gestos próximos das pessoas comuns, com a sua atitude decididamente popular”, desenvolve a revista sobre o Papa que veio do fim do mundo.
“É pop!”, exclama sobre Francisco que está “de acordo com os tempos” hoje e traz também uma t-shirt com a frase: ‘Franceso: Papa Pop’.
Neste contexto, destacar que a revista considera que a visita de Francisco a Milão “um dia histórico” e antecipa que no encontro do Papa com os jovens é esperado que peça que façam “barulho”- “hagan lio”.
A primeira paragem da visita no dia 25 de março é no bairro Forlanini, onde vai encontrar-se com duas famílias nos seus apartamentos e falar com outros moradores, a partir das 08h30 (menos uma hora em Lisboa).
A ‘Rolling Stone’ falou com jovens do bairro Trecca e divulga também uma entrevista ao padre italiano Antonio Spadaro, jesuíta.
Francisco vai ainda conversar com outros moradores e representantes de famílias ciganas, islâmicas e migrantes, na praça do bairro da periferia de Milão. Segundo o programa vai ainda almoçar na prisão de San Vittore com reclusos e encontrar-se com sacerdotes e consagrados, jovens no Estádio San Siro e uma missa campal no parque de Monza, a 15 quilómetros da cidade.
A Arquidiocese italiana de Milão espera a participação de 600 mil pessoas.
O cineasta italiano Ermanno Olmi considera sobre a simplicidade do pontífice que “é como o pão caseiro”, aquando a entrevista sobre o seu último filme dedicado ao cardeal Carlo Maria Martini.
De recordar que o Papa Francisco já foi capa da ‘Rolling Stone’ nos EUA em 2014; A revista de música e da cultura pop direcionada para os jovens existe desde 1967.