Este pedido de ajuda dos prelados surge na proximidade das eleições presidenciais que se realizam no dia 14 “depois de ter considerado a possibilidade de as adiar devido à falta de segurança”, num momento em que o grupo radical islâmico Boko Haram intensifica os ataques e alargou a zona de intervenção a países vizinhos.

“Essa é a nossa resposta contra o terrorismo, a perseguição aos Cristãos, os fanatismos contra a liberdade religiosa. A novena consiste numa corrente de oração internacional, promovida pela AIS em cada um dos 23 secretariados/países onde a AIS está presente”, explica a fundação.

Como a “dinâmica é internacional”, a Fundação Ajuda à Igreja que Sofre informa que optaram por usar a hashtag #2015NigeriaPrayer para identificar o evento nas redes sociais” e convida os jovens a usarem este hashtag e a rezar pela paz, em específico pela Nigéria.

Para cada um dos dias foi preparada uma intenção diária específica entre 7 a 14 de fevereiro:

7 Fevereiro | Sábado

Pelo êxito da libertação e regresso de todas as pessoas sequestradas e raptadas na Nigéria.

8 Fevereiro | Domingo

Por todos os feridos e as vítimas mortais resultantes da violência gerada por Boko Haram. Rezemos também pelas viúvas e pelos órfãos. 

9 Fevereiro | Segunda-feira

Por todos os agentes de segurança que perderam a vida, os membros e as propriedades ao serviço da sua pátria.

10 Fevereiro | Terça-feira

Por todos os que foram forçados a fugir de suas casas ou aldeias devido à violência e à perseguição na Nigéria.

11 Fevereiro | Quarta-feira

Pela erradicação da corrupção e a promoção da justiça na Nigéria.

12 Fevereiro | Quinta-feira

Pelos valores e a instituição da família, e a protecção da vida humana na Nigéria.

13 Fevereiro | Sexta-feira

Pela unidade, a paz e a boa governação da Nigéria.

14 Fevereiro | Sábado

Por eleições justas e pacíficas, para que a Nigéria possa ser um país onde futuras gerações encontrem harmonia e justiça.

“Rezemos para que Deus misericordioso nos revele a Sua misericórdia e cure este país. Ámen.”

A Fundação pontifícia encerra a novena no dia 14 de fevereiro, às 17h30, na Igreja de São João Baptista, no Lumiar, em Lisboa.

Todos os jovens estão convidados a associarem-se à iniciativa ou a replicarem momentos e oração e celebração pela paz na Nigéria nesse dia em específico.

Na Novena de Oração pela Paz na Nigéria, a Fundação AIS conta ainda com o apoio do Presépio na Cidade, da Agência Ecclesia, da revista «Família Cristã», do Apostolado de Oração, do jornal «Voz da Verdade».

Share
Share