“Depois dos acontecimentos deste fim-de-semana em Paris esta iniciativa torna-se ainda mais urgente”, explica a Fundação AIS que já tinha previsto esta jornada iniciativa pela “crise” que se vive na República Centro Africana e porque o Papa prepara-se para visitar este país africano, bem como ao Quénia e Uganda – entre 25 e 30 de novembro.

“Adoração Eucarística; oração do Terço e Missa” são os momentos que fazem parte desta iniciativa, da qual o Departamento Nacional da Pastoral Juvenil é parceiro, no dia da festa litúrgica de Cristo Rei.

O apelo é contra a violência “esse estado de guerra que atingiu agora violentamente” a França é “apenas o mais recente episódio de uma onda de violência que está a abalar o mundo” e “domina por inteiro países” como a Síria, Líbia ou Iraque.

Esta Jornada de Oração pela Paz no mundo realiza-se no Santuário do Cristo Rei, Diocese de Setúbal, e próxima do Patriarcado de Lisboa mas a fundação pontifícia quer que tenha “impacto nacional”.

Por isso, a fundação pontifícia convida todos os grupos de jovens, paróquias e movimentos a dedicar algum tempo de oração por esta intenção específica e podem usar a hashtag #RezarPelaPaz nas redes sociais.

A AIS criou também um evento na rede social Facebook de divulgação da Jornada de Oração pela Paz no mundo deste domingo.

Paris, sexta-feira 13 de novembro

De recordar que o Governo francês decretou o estado de emergência no país, depois de no início da noite de sexta-feira, dia 13 de novembro, seis ataques e sete terroristas, em três grupos distintos, em diferentes locais de Paris, causaram 129 mortos e mais de 350 pessoas ficaram feridas.

Três das explosões aconteceram perto do Stade de France onde mais de 80 mil pessoas assistiam ao jogo de futebol amigável entre a seleção francesa e a Alemanha.

Outro atentado teve lugar na sala de espetáculos Bataclan, uma sala de espetáculos onde decorria um concerto da banda norte-americana Eagles of Deah Metal na qual foram mortas 89 pessoas.

Outros locais onde se registaram ataques foi no bar Le Carrillon, no restaurante Le Petit Cambodge, no bar La Bonne Bière, no 10.º bairro de Paris, no restaurante La Belle Equipe e no restaurante Le Comptoir Voltaire, na Avenida Voltaire.

Centenas de pessoas que assistiam ao espetáculo ficaram retidas dentro da sala por quatro terroristas que dispararam sobre o público.

Share
Share