Em declarações prestadas à Agência ECCLESIA, o diretor do DPNJ, padre Eduardo Novo, explica que o objetivo do Fátima Jovem 2012 é “reavivar” em cada jovem “o dom de ser cristão”, não só enquanto expressão de uma “vocação” mas também como motivo de “festa”, no meio da comunidade.
Entre as atividades propostas aos diversos grupos, assentes “na formação, espiritualidade e caridade”, desenvolvidas para falar aos mais novos através de uma linguagem “forte” e “dinâmica”, destaca-se a vigília de sábado à noite, no Auditório Paulo VI, que contará com a presença do humorista José Luís Cobra.
Segundo o padre Eduardo Novo, a introdução desta rubrica, no meio do silêncio e da oração, tem como objetivo ajudar os jovens a “rir com Deus” e a descobrirem na espiritualidade uma “alegria profunda, que brota do interior”.
“Muito mais do que uma stand up comedy, será uma forma de refletir sobre o dom da fé, na relação com Deus, com os outros e connosco próprios”, colocar “de uma forma cómica” questões que normalmente “fazem parte do quotidiano de cada um”, explica o sacerdote.
No plano artístico, a “vigília jovem” terá também um momento musical, com um concerto de Rao Kyao, e a atuação de um grupo de teatro liderado pelo ator Júlio Martin, que apresentará uma peça dedicada ao tema “Juntos”.
Tal como em anos anteriores, este Fátima Jovem quer encorajar os jovens a “celebrarem juntos a sua fé, independentemente de não se conhecerem, de serem de Bragança, de Lisboa, ou do Algarve”, sublinha o diretor do DNPJ.
O acolhimento, em grupo, da cruz que o Papa João Paulo II entregou aos jovens portugueses, em representação de todos os países da Europa, e a participação ativa nas cerimónias religiosas do fim de semana, no Santuário de Fátima, serão outras formas de reforçar essa “união em Cristo”.
Todos os elementos vão ter a oportunidade de se envolverem na oração do rosário e na procissão das velas, no sábado, e na recitação das leituras e dos cânticos, durante a eucaristia dominical, que será presidida pelo bispo de Leiria-Fátima, D. António Marto, e concelebrada por D. Ilídio Leandro, bispo de Viseu.
O próprio DNPJ apresentará pela primeira vez um coro e uma orquestra para animar os momentos de oração do “Fátima Jovem”.
O evento pretende ainda ser “um trampolim” para as próximas Jornadas Mundiais da Juventude, que vão ter lugar no Rio de Janeiro (Brasil), entre 23 e 28 de julho de 2013.
Para passar aos jovens a importância daquela iniciativa, o DNPJ vai contar com o testemunho de um representante do Departamento de Pastoral Juvenil da Conferência Episcopal Espanhola, responsável pela organização da última edição da JMJ, o ano passado, em Madrid.