“Não se trata de um concurso de fotografia, mas sim de uma forma de participação especial nesta peregrinação nacional, levando os jovens a fixar o olhar noutras realidades e pormenores de beleza”, refere o padre Eduardo Novo, diretor do Departamento Nacional da Pastoral Juvenil (DNPJ), em comunicado enviado à Agência ECCLESIA.
A proposta foi apresentada em Fátima, durante um encontro com responsáveis dos secretariados nacionais da Igreja Católica para o acompanhamento dos jovens e intitula-se ‘novos olhares’.
Trata-se de um convite a cada participante no ‘Fátima Jovem’ para fotografar os vários momentos e dinâmicas propostas; o limite máximo de envio são 15 fotografias por cada participante.
O ‘Fátima Jovem’ 2012 vai ter como temática central ‘Alegrai-vos sempre no Senhor’ e conta, até ao momento, com 35 voluntários confirmados.
Este foi um dos assuntos abordados na reunião de Secretariados Diocesanos da Pastoral Juvenil, iniciativa na sexta-feira, que teve como tema a Doutrina Social da Igreja e contou com a presença de José Pina, secretário da Comissão Nacional Justiça e Paz.
D. lídio Leandro, vogal da Comissão Episcopal Laicado e Família que acompanha a Pastoral Juvenil, deixou “uma palavra de ânimo e de força” aos participantes, refere a nota do DNPJ, adiantando que a última assembleia plenária dos bispos católicos aludiu à necessidade de “formação mais especializada de animadores jovens em cada comunidade”.