A Conferência Episcopal Portuguesa (CEP) pediu às comunidades cristãs e à “sociedade em geral” que apoie os habitantes da Ucrânia. Nesse sentido e a pedido do Papa vai destinar os ofertórios do dia 24 de abril às vítimas da guerra nessa região.

“Na sequência do pedido do Papa Francisco, a Conferência Episcopal solicita a todas as comunidades cristãs e à sociedade em geral apoio aos habitantes da Ucrânia, residentes nos dois lados de zona de guerra. Os ofertórios do próximo dia 24 de abril destinam-se a apoiar as graves e urgentes necessidades destas populações”, refere o comunicado final Assembleia Plenária da CEP, que realizou-se entre 04 e 07 de abril, em Fátima.

Este pedido surge na sequência do Papa Francisco ter anunciado que vai promover uma “coleta especial” em favor da população da Ucrânia, (a 24 de abril), em todas as igrejas católicas da Europa, a 03 de abril no Vaticano.

“Desejo vivamente que este gesto possa ajudar a promover sem mais demoras a paz e o respeito pelo Direito nesta terra tão provada”, disse no final da Eucaristia no domingo da Divina Misericórdia, na Praça de São Pedro.

“Este gesto de caridade, para além de aliviar os sofrimentos materiais, quer exprimir a minha proximidade e solidariedade pessoal e a de toda a Igreja em relação à Ucrânia. Convido os fiéis a unir-se a esta iniciativa do Papa com um contributo generoso.”

Share
Share