No primeiro encontro, em março, procuraram perceber o que significava ser voluntário, no segundo escutaram e refletiram a mensagem proposta para as JMJ pelo Papa Emérito, Bento XVI, e no encontro de 22 de junho esclareceram algumas dúvidas relativas à viagem e à estadia no Rio de Janeiro.

O Departamento Nacional da Pastoral Juvenil (DNPJ) também adiantou alguns detalhes da sua presença e atuação durante as JMJ, manifestando a disponibilidade para acompanhar os peregrinos e voluntários portugueses que vão estar no Rio.

Ao encontro juntaram-se alguns peregrinos da Diocese do Porto que participaram na missa de envio presidida pelo Padre Eduardo Novo, director do DNPJ, o qual manifestou a sua alegria por esta participação nas JMJ, incentivando cada um a deixar-se encantar por Jesus e por todas as culturas que vão estar no Rio de Janeiro. Desafiou cada um a não levar as suas preocupações de Portugal e a viver ao máximo as JMJ, sempre num sentido de serviço e numa atitude de amor para com Deus e os outros – “Aquele que não ama, não conhece a Deus” (I Jo 4, 8). O encontro terminou com um lanche partilhado, reforçando o sentido de comunhão entre todos.

Com este encontro termina uma caminhada de preparação que pretendeu reforçar os laços entre os voluntários, incutir-lhes o sentido de serviço, desafiando-os a abandonar-se a cada momento que as JMJ vão proporcionar.

Share
Share