O irmão David, o único monge português da Comunidade Ecuménica de Taizé, vai estar em Portugal onde vai estar com os jovens em diversas dioceses e participar no Fórum Ecuménico Jovem (FEJ), entre 18 e 26 de outubro.

A partir desta sexta-feira e até ao dia 25 de outubro, o irmão David vai estar em oito dioceses e no dia seguinte (26) participa na 20 edição do FEJ que vai reunir jovens de diversas Igrejas Cristãs, no tema “Atreve-te a ser…”, na Universidade da Beira Interior, na Covilhã.

Neste momento, a comunidade ecuménica de Taizé também está a preparar o Encontro Europeu de final de ano que se vai realizar na cidade polaca de Wroclaw, no final de 2019. Este vai ser o terceiro encontro europeu a decorrer em Wroclaw – 1989 e 1995 – e o quinto na Polónia – Varsóvia, 1999; Poznan, 2009.

Sexta-feira, 18 Outubro, Lisboa
19h45, Oração na igreja de S. Nicolau (Baixa)

Sábado, 19 de Outubro, Constância
Encontro Diocesano de Taizé de Portalegre – Castelo Branco

Domingo, 20 de Outubro, Santarém
17h00 Oração e encontro na igreja de São Nicolau

Segunda-feira, 21 de Outubro, Aveiro
Visita a escolas e encontro e oração, às 20h30, na igreja do Carmo

Terça-feira, 22 de Outubro, Lamego
21h00, Encontro e oração na Paróquia de Almacave

Quarta-feira, 23 de Outubro, Porto
21h30, Encontro na igreja de São José das Taipas

Quinta-feira, 24 de Outubro, Viseu
Visitas a escolas e oração, às 21h00, na igreja dos Terceiros de São Francisco

Sexta-feira, 25 de Outubro, Fundão
21h30, oração na igreja Matriz do Fundão

Sábado 26 de Outubro, Covilhã
09h00-17h00, XX Fórum Ecuménico Jovem

” Atrave-te a ser…” – XX Fórum Ecuménico Jovem (FEJ)

[Informações no site da Comunidade de Taizé]

 

 

 

A Comunidade Ecuménica de Taizé foi fundada por Roger Schutz que nasceu na Suíça em 1915, e quando tinha 25 anos decidiu rumar até França, país natal da sua mãe, e ficar na pequena aldeia de Taizé, situada a cerca de 360 quilómetros de Paris.

No meio de uma nação invadida e dividida, em plena II Guerra Mundial, este jovem pastor protestante suíço sentiu-se chamado a acolher os mais carenciados e a procurar a reconciliação entre as pessoas, a começar pelos cristãos.

A comunidade de Taizé nasceu a 20 de agosto de 1940 e começou por acolher perseguidos políticos, judeus e mais tarde prisioneiros alemães.

Vinte anos depois, tendo já como centro de toda a vida comunitária a igreja da Reconciliação, “Taizé já era conhecida em toda a Europa como lugar para onde se ia a fim de se encontrar e rezar, juntamente com os irmãos religiosos que já ali tinham chegado, inicialmente e por longos anos todos protestantes.

A comunidade ecuménica de Taizé é constituída por cerca de 100 irmãos das várias igrejas cristãs, incluindo a católica, e para todos, o irmão Roger escreveu uma regra, inspirada na tradição beneditina e inaciana.

 

«Não nos esqueçamos da hospitalidade», o convite de Taizé para 2019, até Wroclaw

Share
Share