Ir. Elisabete Semedo
Franciscanas Missionárias de Nossa Senhora (FMNS)
Chamo-me Elisabete Semedo, tenho 29 anos e sou natural do Vale da Amoreira (Moita). Partilho convosco, de forma breve, um pouco da minha história com Jesus, que um dia me segredou, de forma tão intensa ao coração “ Quem perde a sua vida por mim encontrá-la-á”, que não tive como dizer não.
Por isso, deixei a minha terra e a casa dos meus pais há 9 anos, para me dar, entregar sem medo a um amor maior, que me preenche e me leva a sair de mim mesma e ir ao encontro de quem necessita perceber na sua vida a presença de Deus.
Comecei a ter mais consciência deste grande amor, após a experiência do Convívio Fraterno, onde escutei: “Deus precisa de ti muito mais do que possas imaginar”. Estas palavras ecoaram dentro de mim e inquietaram-me bastante. Aí comecei a minha busca de onde e como Deus precisa de mim. Caracterizo este convívio como um grande encontro com Cristo, pois foi o despertar para os pequenos encontros que fiz e continuo a fazer no meu dia-a-dia com Jesus e que dão sentido à minha consagração.
Foi na minha comunidade paroquial através das várias atividades e da oração que todos os dias se faz, ao final da tarde, na capela do Vale da Amoreira, dinamizada por um grupo de senhoras, oração onde são lembrados todos os que buscam a sua vocação e em que eu participava, que fui descobrindo e dando resposta à minha inquietação. Quando por lá passo continuo a ouvir: “Rezamos por ti e por todos os jovens que procuram os caminhos de Deus”.
Estamos na Semana de Oração pelas Vocações e gostaria de salientar a importância que a oração teve e tem na descoberta e confirmação da minha vocação. A oração pelas vocações é importante no caminho de quem busca de coração sincero o projeto que Deus tem para cada um. É também um despertar para o conhecimento de novas formas de vida e ao mesmo tempo é suporte de quem já iniciou uma caminhada de entrega pelo Reino Deus servindo os irmãos.
Hoje, como Franciscana Missionária de Nossa Senhora, em união com Toda a Igreja, continuo a rezar por todos os que buscam os caminhos Deus. Iniciei a minha caminhada nesta família religiosa (FMNS) na busca de dar a vida por Jesus e este apelo continua forte em mim, pois dar a vida não é apenas um dia mas é cada dia numa entrega por amor e com amor.
Sou Franciscana Missionaria de Nossa Senhora há 5 anos e ainda não fiz o meu compromisso definitivo, mas continuo a caminhar e a dar resposta ao apelo de Jesus, que me interpela e me move a viver o Evangelho hoje, ao jeito de Francisco de Assis, estando onde a minha presença possa ser instrumento de paz, amor, comunhão e união.
Desafio a todos os que buscam a sua vocação a não terem medo de arriscar e a seguir Jesus numa entrega total por amor do Reino sendo presença de Jesus Cristo, “Rosto da Misericórdia do Pai”.
Iniciei este meu testemunho “Jesus e eu”. Quem sabe se um dia poderá ser “Jesus e tu…”
Ir. Elisabete Semedo
Franciscanas Missionárias de Nossa Senhora