O Comité Organizador Local (COL) da Jornada Mundial da Juventude Panamá 2019 (JMJ) divulgou que está a preparar-se para receber «cerca de 375 mil peregrinos nacionais e internacionais registados».
O COL da JMJ 2019 explicou que os «cerca de 375 mil peregrinos registados» são “todos” os que se inscreverem no pacote peregrino para o encontro mundial entre 22 e 27 de janeiro, na Cidade do Panamá.
A organização informa ainda que para os que não vão participar como peregrinos inscritos vão ter disponíveis “espaços complementares dentro e fora” de «Cinta Costera Uno», que vai acolher os Atos Centrais, para que “também possam participar”.
“Os peregrinos inscritos terão acesso prioritário”, realça a organização da Jornada Mundial da Juventude no Panamá.
O Comité Organizador Local divulgou ainda que o palco principal está a ser idealizado para “atender a vários requisitos” em termos de áreas de serviço. Por isso, estão a analisar diferentes opções para “posicionar estrategicamente” a estrutura num sítio que permita a “visibilidade adequada” para a “maioria dos peregrinos” e, ao mesmo tempo, cumpra os “requisitos logísticos para eventos dessa magnitude”.
A Arquidiocese do Panamá e o COL estão a fazer essa avaliação com o Governo do Panamá e depois vão “aprimorar” os “planos de execução”. A organização assinala que esses planos vão estar “alinhados” com a intenção do Papa Francisco em que a JMJ 2019 transmita “a realidade da América Central”.
“Um impacto ambiental mínimo e em conformidade com princípios de austeridade”, são objetivos da organização para a estrutura do palco principal que vai estar em «Cinta Costera Uno», onde vão decorrer os Atos Centrais, divulgou a organização.