Além de descrever e apresentar como se processará o sistema de inscrições, o manual refere também os preços das inscrições na JMJ que, tal como nas jornadas anteriores, têm variações, tanto da modalidade dos pacotes (que poderão ou não incluir hospedagem e alimentação), quanto por classificação dos países. Para que os peregrinos de países economicamente mais pobres possam participar na JMJ, eles são classificados nas classes A, B e C.
Os jovens de Portugal, colocado na classe ‘A’, terão de pagar cerca de 230 euros (ao câmbio atual) pelo alojamento durante a semana, entre 23 e 28 de julho, com alojamento e alimentação, ou 114 euros pelo “fim de semana”.
Esta era uma informação há muito aguardada por todos, especialmente pela equipa do DNPJ que agora poderá, em conjunto com os Secretariados Diocesanos, continuar a preparação dos pacotes para que os jovens portugueses possam participar.
À semelhança da JMJ Madrid 2011, o DNPJ apela a todos os jovens que se inscrevam junto do Secretariado da Pastoral Juvenil da sua Diocese para otimizar e melhor coordenar a participação lusa nesta Jornada.
Segundo o COL, os lucros desta Jornada Mundial da Juventude servirão para construir um lar de recuperação para alcóolicos e toxicodependentes .