Bem-vindos ao site português do Departamento Nacional da Pastoral Juvenil dedicado à JMJ16.

 JORNADAS MUNDIAIS DA JUVENTUDE 2016
CRACÓVIA, POLÓNIA - 26 JULHO A 31 JULHO

«Bem-aventurados os misericordiosos porque alcançarão misericórdia» (Mt 5,7) 

Dioceses renomeadas com acontecimentos bíblicos ou episódios das Sagradas Escrituras

Os Dias n’’A Barca de São Pedro’, em ‘Jordão’ ou no ‘Monte Moriá’

 

Os Dias nas Dioceses, antes de começar a Jornada Mundial da Juventude (JMJ), são uma oportunidade para os jovens prepararem para o encontro com o Papa Francisco, entre 20 e 25 de julho. Os grupos interessados devem contactar o centro da JMJ em cada diocese, exceto a Arquidiocese de Cracóvia.

As dioceses polacas foram renomeadas, especialmente para este período, com lugares de acontecimentos bíblicos ou episódios das Sagradas Escrituras, como a diocese de Łódź, que em polacos significa “uma barca” durante os Dias nas Dioceses vai ser “A Barca de São Pedro” e Gniezno, o suposto lugar do batismo da Polónia, vai ser “Jordão”.

“ Se queremo-nos preparar bem para a Jornada Mundial da Juventude, vale a pena refletir sobre estes episódios tão importantes na história da salvação. Por este motivo as dioceses adotaram nomes bíblicos que se referem ao amor de Deus que Ele nos mostra na história da salvação”, disse o padre Krzysztof Dukielski.

Esta ideia partiu, principalmente, do padre Grzegorz Suchodolski, que há 20 anos coordena o trabalho do Ministério Jovem na Polónia e o Comité Organizador Local (COL) da JMJ também se inspirou em experiências das jornadas anteriores.

Os Dias nas Dioceses apareceram na JMJ de Paris, em 1997.

“Convidaram os jovens para visitar as dioceses francesas. No Rio de Janeiro estes dias foram chamados de Semana Missionária. No final da JMJ o Papa incentivou os jovens a serem missionários nos seus arredores. Isso demonstra que o objetivo dos Dias nas Dioceses não é somente encontrar-se, mas também transmitir uma mensagem comum”, desenvolveu o padre Krzysztof Dukielski.

Segundo este membro do Comité Organizador Local da JMJ, cada diocese escolheu o seu nome e, em muitos casos os nomes “estão relacionados com a história da diocese”.

Por exemplo, acrescentou o sacerdote, a Arquidiocese de Varsóvia vai ser ‘Monte Moriá’, pela história de Varsóvia e os “seus sacrifícios, sobretudo durante a Segunda Guerra Mundial”.

“O lugar do sacrifício. Há também outros nomes, por exemplo, Zielona Góra terá o nome de ‘Reino de Deus’, exemplificou.

Já secretária-geral da JMJ destacou que ao escolherem os nomes procuraram símbolos que mostrassem, “da melhor forma possível” a história e a presença da Igreja na zona de cada diocese e aproveitou o exemplo de Zielona Góra que tem o “monumento mais alto do Cristo Rei” do mundo, em Świebodzin.

“Existem também nomes como “A Barca de São Pedro”, que neste caso está relacionado com uma visita de João Paulo II. Łódź foi chamada assim numa das homílias durante a peregrinação à sua pátria. Cada nome destaca o mais típico de cada diocese, o que também poderá ajudar os peregrinos nas preparações para a visita a este lugar”, acrescentou Dorota Abdelmoula.

Neste contexto, destaca o “grande interesse” dos peregrinos nos Dias nas Dioceses uma vez que “estão interessados em conhecer a Polónia” e não apenas Cracóvia.

“Estão interessados em conhecer a Igreja, os habitantes, os costumes, etc. Muitas pessoas veem os Dias nas Dioceses como um tempo de retiro antes do encontro principal em Cracóvia”, comentou a secretária-geral da JMJ.

O padre Krzysztof Dukielski concluiu informando ainda que têm “quase 300 mil lugares” de acolhimento nas dioceses, mais cem mil do que é habitual na história da JMJ para estes dias, onde “nunca participaram mais do que 200 mil peregrinos”.

Caixa:
Os governos locais e a juventude das regiões estão comprometidos com os Dias nas Dioceses?
Dorota Abdelmoula:
Na página da JMJ, em ‘Dias nas Dioceses’ podem encontrar links. Por exemplo, no Facebook podemos encontrar a notícia de que a juventude da Arquidiocese de Gniezno irá à Noruega para convidar os peregrinos para visitarem a sua região. Os jovens participaram também num encontro na cidade espanhola de Ávila, da Comunidade Ecuménica de Taizé, onde incentivaram os participantes a vir à Polônia, a Cracóvia e às suas dioceses.

Fonte: http://www.krakow2016.com/pt/os-dias-nas-dioceses-a-barca-de-sao-pedro-jordao-e-monte-moria

 

 

Email