Bem-vindos ao site português do Departamento Nacional da Pastoral Juvenil dedicado à JMJ16.

 JORNADAS MUNDIAIS DA JUVENTUDE 2016
CRACÓVIA, POLÓNIA - 26 JULHO A 31 JULHO

«Bem-aventurados os misericordiosos porque alcançarão misericórdia» (Mt 5,7) 

Jovens portugueses convidados a vestir a camisola pela paz da Síria

A Cáritas Portugal e o DNPJ convidam/desafiam os jovens portugueses a vestir a tshirt pela campanha internacional ‘Síria: a Paz é Possível’ na Jornada Mundial da Juventude.

A campanha ‘Síria: a Paz é Possível’ foi lançada pela Cáritas Internacional com o objetivo de alertar para a importância de apoiar as conversações para terminar o conflito iniciado em 2011 que já originou 6.5 milhões de deslocados internos e 4.8 milhões de refugiados.

Neste contexto, a Cáritas Portuguesa vai entregar ao Departamento Nacional da Pastoral Juvenil tshirts que desafiam os jovens lusos a apoiar esta campanha pela paz e que vão ser entregues na «LusoFesta».

O diretor do DNPJ, o padre Eduardo Novo destaca a pertinência de “envolver todos os jovens” numa atitude de “identidade, compromisso e missão”.

O Papa associou-se a esta iniciativa com a divulgação de um vídeo de apoio no dia do lançamento da campanha e evocou o sofrimento da população afetada pela guerra há mais de cinco anos.

“Hoje desejo falar-vos de uma coisa que enche de tristeza o meu coração: a guerra na Síria que já entrou no seu quinto ano. É uma situação de indizível sofrimento de que o povo sírio é vítima”, disse Francisco, defendendo uma “solução política” para o conflito e apela que a comunidade internacional apoie “as negociações de paz para contribuir um governo de unidade nacional”

“Alguns dos países que fornecem as armas estão entre aqueles que apelam à paz. Como podemos acreditar em alguém que nos acaricia com a mão direita e nos golpeia com a esquerda?”, questionou.

 

Segundo a Cáritas Portuguesa, as organizações nacionais da Cáritas “chegaram a 1,3 milhões de pessoas apenas num ano” fornecendo comida, cuidados de saúde, cuidados básicos, educação, abrigo, aconselhamento, proteção e bens de primeira necessidade na Síria e aos sírios refugiados nos países de acolhimento.

“A Cáritas Portuguesa, como dinamizadora nacional da campanha irá apelar ao Governo Português que participe ativamente em soluções que possam por fim a esta guerra. Este processo de paz não pode ficar apenas nas mãos das grandes potências mundiais, que têm mais interesse em manter o conflito do que encontrar um fim para esta calamidade”, informa a instituição no seu síte.

Para além dos jovens vestirem as tshirts a Cáritas dá mais sete dicas para que o movimento mundial pela paz na Síria possa ser uma realidade e fazer-se ouvir:

- Escrever um breve comunicado para o jornal local, descrevendo os vários projetos da Cáritas para apoiar os refugiados sírios e apelando ao apoio político por parte dos governantes - Exemplo de carta;

- Organizar uma vigília de oração na vossa paróquia;

- Colocar o cartaz da campanha nas vossas casas, locais de trabalho, escolas, etc. – cartaz;

- Organizar uma campanha na Diocese. Poderão utilizar as mensagens disponibilizadas pela campanha para promover o diálogo e sensibilizar para o problema da situação da Síria;

- Dinamizar iniciativas de educação para a paz com alunos do ensino básico e secundário;

- Convidar os alunos do ensino básico e secundário a escrever orações para a paz na Síria;

- Colocar o link para o site da campanha no vosso website - www.syria.caritas.org;

- Partilhar testemunhos de esperança, fotografias, vídeos e outros materiais desenvolvidos no âmbito da campanha através das vossas plataformas;

- Organizar um evento para a paz e convidar entidades locais e nacionais a participar ativamente.

 

Veja aqui os vídeos da campanha.

Siga a campanha no Twitter #peacepossible4syria @iamCaritas.

Consulte  os projetos da Cáritas no Médio Oriente.

 

 

Email