Bem-vindos ao site português do Departamento Nacional da Pastoral Juvenil dedicado à JMJ16.

 JORNADAS MUNDIAIS DA JUVENTUDE 2016
CRACÓVIA, POLÓNIA - 26 JULHO A 31 JULHO

«Bem-aventurados os misericordiosos porque alcançarão misericórdia» (Mt 5,7) 

JMJ: Fundação Ajuda à Igreja que Sofre alerta para a realidade dos cristãos perseguidos

A Fundação Ajuda à Igreja que Sofre (AIS) vai lançar a campanha internacional ‘Let’s be One’ destinada aos peregrinos da Jornada Mundiais da Juventude (JMJ) 2016 em Cracóvia, Polónia.

“A campanha tem como objetivo consciencializar estes jovens que em muitas partes do mundo há milhões de cristãos que, por diversas razões, não podem viajar até à Polónia e não podem participar nas JMJ apesar de o desejarem fazer”, explica o secretariado português da AIS na informação enviada ao Departamento Nacional da Pastoral Juvenil (DNPJ).

A parceria “é sinal do diálogo institucional e vontade de sensibilizar os jovens para causas e valores”, observa o diretor do DNPJ, o padre Eduardo Novo.

Com a campanha internacional ‘Let’s be One’ a fundação pontifícia pretende “dar voz a rostos concretos de jovens” que são de alguma forma o “testemunho do sofrimento dos cristãos”, apresentados através pequenos vídeos com cerca de 1 minuto cada.

“Não podemos estar em Cracóvia por causa da guerra, da pobreza, da distância, ou do trabalho voluntário para os outros, mas estaremos unidos a todos em oração”, é a mensagem comum dos depoimentos de jovens católicos de países como Israel, Papua-Nova Guiné, Iraque, Cuba, Quénia e Polónia.

 

 

O diretor da Fundação AIS na Polónia salienta a importância da campanha pelo facto dos cristãos serem o “grupo religioso mais perseguido no mundo”.

“Não podemos permanecer em silêncio diante deste sofrimento e crueldade”, alerta o padre Waldemar Císlo.

A AIS vai ainda apresentar o musical ‘Por causa do Meu Nome’ dedicado à mesma temática na praça principal (Rynek Główny), em Cracóvia, na sexta-feira, dia 29, às 21:00, depois da Via-sacra presidida pelo Papa Francisco.

 

 

“Com o musical, queremos mostrar aos jovens que Cristo e a Fé são o mais importante na vida. Hoje em dia, está a ser passada aos jovens a informação de que a fé não é importante, que não está na moda. Enquanto isso, em muitos lugares do mundo, os Cristãos estão a ser forçados a tomar uma decisão dramática: renunciar à sua fé em Cristo e salvar a sua vida, ou a permanecerem fiéis”, acrescenta o diretor da Fundação AIS na Polónia.

Antes, na Via-sacra, a fundação vai ter uma participação ativa que vai ser “um dos momentos de maior significado nas Jornadas”.

“O nosso grupo é composto por 21 representantes de diferentes países. São jovens dos secretariados nacionais da AIS em conjunto com jovens de países dos nossos parceiros do projeto, cuja presença estamos a apoiar”, contextualiza o diretor de Comunicação da AIS Internacional.

Segundo Mark von Riedemann o grupo vai levar a Cruz da oitava para a nona Estação da Via-sacra e “é o testemunho da campanha”, divulga o secretariado português no seu site.

Os jovens portugueses que vão participar nas JMJ 2016 vão ainda incentivados a serem o rosto da misericórdia no mundo tal como o Papa Francisco pediu aos benfeitores e amigos da AIS. Como primeiro sinal exterior está uma pulseira que o secretariado português da fundação deu aos participantes lusos.

 

 

Email