As Obras Missionárias Pontifícias promovem as suas jornadas 2017 com o tema ‘Missão do coração ao coração’ nos dias 16 e 17 de setembro, no Centro Pastoral Paulo VI, em Fátima.
As Jornadas Missionárias 2017 começam com o presidente da Comissão Episcopal Missão e Nova Evangelização, o bispo D. Manuel Linda, às 10h15, de 16 de setembro.
A primeira conferência, a partir das 10h30, é da responsabilidade da professora universitária Isabel Varanda sobre «Aceitação da Missão. Acreditar no impossível», a partir da frase de São Lucas “Sim… Faça-se…”.
D. António Couto, bispo da Diocese de Lamego, apresenta depois o tema «participação do missionário no mistério de Cristo».
O programa recomeça às 15h00 com a reflexão «Da experiência de Deus às experiências do missionário», pelo superior geral dos Missionários da Boa Nova, o padre Adelino Ascenso, que foi missionário no Japão quase 20 anos.
«Missão como promessa e realidade» é o tema da psicóloga clínica e terapeuta familiar Margarida Cordo, uma hora depois.
O domingo começa com a reflexão «Missão como denúncia e acolhimento. Tráfego humano e refugiados» pelo diretor do Serviço Jesuíta a Refugiados, André Costa Jorge, às 09h15.
O diretor da Faculdade de Teologia (Lisboa), o franciscano frei João Lourenço, vai falar sobre o “Magnificat” o «Cântico missionário para hoje», às 15h00. Depois são apresentadas as conclusões e o envio das Jornadas Missionárias 2017.
O formulário de inscrição está online, encerram dia 8 de setembro; As Jornadas Missionárias são organizadas pela Comissão Episcopal Missão e Nova Evangelização, das Obras Missionárias Pontifícias e da CIRP – Conferência dos Institutos Religiosos de Portugal.