Os jovens cristãos portugueses vão encontra-se, de norte a sul, para rezar e conviver na Semana de Oração pela Unidade dos Cristãos, que decorre de 18 a 25 de janeiro, e este ano dá atenção aos migrantes e refugiados e os naufrágios no Mar Mediterrâneo.
Os Departamentos Juvenis das Igrejas Católica (Patriarcado de Lisboa), Lusitana (Comunhão Anglicana), Metodista, Presbiteriana e Evangélica Alemã promovem a Vigília Ecuménica Jovem, com o tema «Acolher com Humanidade», dia 18 janeiro, às 21h30, na Igreja de Santa Isabel, em Lisboa.
“A partir do testemunho conservado pelos Actos dos Apóstolos, os cristãos de Malta propõem-nos, no tema deste ano, a urgência de «Acolher com Humanidade» todos aqueles e aquelas que, às portas da Europa ou à porta das nossas vidas, procuram refúgio, calor, humanidade”, explica a organização.
Na Igreja de Santa Isabel, depois da oração, os jovens cristãos – Igrejas Católica, Lusitana (Comunhão Anglicana), Metodista, Presbiteriana e Evangélica Alemã – têm também oportunidade para conviver.
O Serviço da Juventude do Patriarcado de Lisboa convida os jovens e os grupos a juntarem-se ao ensaio do coro ecuménico, antes da vigília, às 19h45.
A Vigília Ecuménica Jovem realiza-se no primeiro dia da Semana de Oração pela Unidade dos Cristãos, 18 a 25 de janeiro. A passagem bíblica é do livro dos Atos dos Apóstolos (27,18-28,10), sobre o naufrágio de São Paulo a caminho de Roma, com o tema «Demonstraram-nos uma benevolência fora do comum»
Na Diocese de Lamego, o grupo ‘Almacave Jovem’ convida toda a comunidade para a Oração de Taizé pela Unidade dos Cristãos que também dinamizam este sábado, 18 de janeiro, pelas 21h30, na Igreja de Almacave.
“Venham rezar connosco e partilhar mais um momento quentinho deste friorento janeiro”, lê-se no evento no Facebook.
Na Diocese do Porto, os jovens das diversas Igrejas Cristãs estão a organizar a ‘oração com Taizé’, para dia 22, a partir das 21h30, na Igreja São José nas Taipas.
No Porto, as Igrejas Cristãs – Católica, Lusitana, Anglicana, Metodista, Luterana e Ortodoxa -, que pertencem ao movimento ecuménico, vão rezar juntas contra a violência doméstica, nos dias 18 e 19 de janeiro.
As reflexões para os oito dias (oitavário) e a celebração são baseadas no texto de Atos dos Apóstolos e os materiais foram preparados pelas Igrejas cristãs em Malta e Gozo (Cristãos Unidos em Malta).
Dia 1: Reconciliação: Atirando a carga ao mar
Dia 2: Iluminação: Buscando e apresentando a luz de Cristo
Dia 3: Esperança: Mensagem de Paulo
Dia 4: Confiança: Não tenha medo, creia
Dia 5: Fortalecimento: Partilhando pão para a viagem
Dia 6: Hospitalidade: Demonstre benevolência fora do comum
Dia 7: Conversão: Mudando nossos corações e mentes
Dia 8: Generosidade: Recebendo e dando
O ‘oitavário pela unidade da Igreja’ começou a ser celebrado em 1908, por iniciativa do norte-americano Paul Wattson, presbítero anglicano que mais tarde se converteu ao catolicismo.
O ecumenismo é o conjunto de iniciativas e atividades para favorecer o regresso à unidade dos cristãos. As principais divisões entre as Igrejas cristãs ocorreram no século V, depois dos Concílios de Éfeso e de Calcedónia (Igreja copta, do Egito, entre outras); no século XI com a cisão entre o Ocidente e o Oriente (Igrejas Ortodoxas); no século XVI, com a Reforma Protestante e, posteriormente, a separação da Igreja de Inglaterra (Anglicana).