Formação e debate, oração e reflexão, partilha e animação, é o que caracteriza anualmente a Peregrinação Nacional dos Jovens a Fátima. O Fátima Jovem, no fim-de-semana de 3 e 4 de maio pretende ser um momento de troca de experiências alargadas entre os jovens que nas suas dioceses, movimentos e grupos peregrinam no mesmo espírito das Bem-Aventuranças.

Desde a primeira edição, que esta Peregrinação de jovens se destaca por ser um encontro de compromisso que ambiciona chegar a todos os jovens de todas as dioceses. O Departamento Nacional de Pastoral Juvenil (DNPJ) pretende que os jovens católicos portugueses reafirmem esse compromisso em todas as dimensões da vida: na família, na paróquia, na escola, no trabalho, no grupo de amigos, na discoteca, no bar.

O DNPJ, com os departamentos/secretariados de jovens diocesanos e outros movimentos, pretendem que este compromisso seja anunciado como Boa Nova de uma vida empenhada nas Bem-Aventuranças.

Estes peregrinos que se vão reunir em Fátima são “Bem-aventurados… no amor de Deus pelo mundo” e são convidados a anunciar esta mensagem.

Como explica a Enciclopédia Católica Popular, o peregrino “no sentido comum, é o fiel em ‘peregrinação a santuário’” e este sábado e domingo os jovens católicos peregrinam ao encontro de Maria e da sua mensagem no altar do Mundo, ao encontro de outros jovens e depois regressam também ao encontro com quem não teve oportunidade de participar no Fátima Jovem’14.

E se é verdade que esta peregrinação já começou nas diversas dioceses, com o itinerário dos Ramos ao Fátima Jovem…ela adquire mais expressão e visibilidade no grande encontro de jovens que a pé, provenientes de quatro pontos da cidade de Fátima, vão reunir-se na Praça Luís Kondor, na tarde do dia 3 de maio.

A Capelinha das Aparições espera-os para saudarem Maria, a Mãe que os acolhe no início do mês de Maio, e como o Santo João Paulo II que também foi peregrino no Santuário de Fátima os jovens são convidados a peregrinarem em sentido geográfico e espiritual, a quebrarem as suas rotinas para enraizados caminharem com Deus.

Sempre acompanhados, da Cruz Evangelizadora entregue na JMJ de Buenos Aires 87, pelo Santo João Paulo II, quando entregou uma cruz aos jovens de cada continente, e ao continente europeu entregou a Portugal, temos por isso a graça de a ter entre nós.

A sensibilidade para as questões sociais têm marcado estas peregrinações nacionais de jovens, assim, também este ano, o Espaço Jovem é um momento que evidencia o interesse e a sensibilidade dos jovens em temas sociais como o voluntariado, a pobreza e a família. A pobreza nas Bem-Aventuranças vai estar presente no documentário “O Meu Bairro” que revela o trabalho dos religiosos do Instituto Missionário da Consolata (IMC) no bairro do Zambujal, na Amadora. O filme, que foi entregue ao Papa Francisco a 19 de fevereiro de 2014 no Vaticano, apresenta um dos bairros mais problemáticos da periferia de Lisboa e uma presença com 10 anos dos padres e irmãs do IMC que diariamente respondem a desafios/problemas sociais e culturais. Esta atividade com a presença de Inês e Daniela Leitão, as autoras do documentário, pretende reforçar o espírito de partilha e oração que caracteriza o programa do Fátima Jovem.

O DNPJ, em parceria com a Cáritas Portuguesa, vai ainda alertar os participantes para a campanha internacional de luta contra a fome – “Uma só família humana, alimento para todos” – “que tem por objetivo o combate à fome (o seu fim em 2025) e ao desperdício alimentar, mas também alertar para o respeito inalienável pelo direito à alimentação”.

Este grande encontro caracteriza-se também por participar ativamente nas celebrações do Santuário da Cova da Iria. Nesse sentido, na noite do dia 3 de maio, os jovens participam no Rosário e na Procissão de Velas da Capelinha das Aparições.

Depois, às 23h00, há um novo momento de oração|adoração na Basílica da Santíssima Trindade com a Vigília de Oração.

O programa do primeiro dia encerra com um concerto de oração e evangelização da Banda Jota que a apresentação de “Não vou parar”, o seu último CD. Neste concerto, a Banda que criou o hino do Fátima Jovem 2014 vai apresentar os treze temas do quarto trabalho que remetem para episódios do Novo Testamento e atitudes cristãs no século XXI.

No domingo, dia 4 de maio, os jovens vão participar e animar todas as cerimónias do Santuário de Fátima – rosário, procissão e eucaristia de envio. Os secretariados e movimentos vão ser os intervenientes litúrgicos destes momentos.

O DNPJ continua a propor no Fátima Jovem 2014:“Novos Olhares”. Cada jovem participante é desafiado a inscrever-se e ser “voluntário/fotógrafo”, sendo devidamente identificado. Através da objetiva da sua máquina fotográfica terá a oportunidade de ver novas perspetivas, realidades, momentos, paisagens ou passagens. O olhar subjetivo de cada um, poderá concretizar um mosaico enriquecedor para todos.

Em 2014, o Fátima Jovem é o início de uma grande peregrinação com as Bem-Aventuranças como lema e com destino às Jornadas Mundiais da Juventude de 2016 que se realizam na Polónia, mais concretamente em Cracóvia, cidade onde o Santo João Paulo II foi seminarista e mais tarde bispo.

Como os discípulos de Emaús: “Ficai connosco Senhor”!

DNPJ

 

Share
Share