O Conselho Pontifício da Cultura da Santa Sé vai dinamizar uma sessão do ‘Átrio dos Gentios’ sobre violência contra as mulheres, dedicada aos estudantes, a partir das 09h30 (locais) desta quinta-feira, em Roma.
“É uma praga, isso é um grito escondido que deve ser ouvido por todos nós e que não podemos continuar a fingir não ver e não ouvir”, disse o Papa Francisco sobre a violência conta as mulheres, destaca a organização do ‘Átrio dos Gentios’.
Intitulada ‘Prepotência e medo. A dignidade da mulher contra a violência’ a nova sessão da plataforma da Igreja católica para o diálogo entre crentes e não crentes insere-se no projeto ‘Átrio dos Estudantes’, destina-se aos jovens, e realiza-se na região italiana da Lázio.
A partir das 09h30 (menos uma hora em Lisboa) desta quinta-feira, a iniciativa que pretende dialogar com jovens dos últimos três anos de escolas superiores começa com o filme ‘O amor roubado’, do cineasta italiano Irish Braschi.
A curta-metragem conta as histórias de cinco mulheres que têm em comum um amor violento e doentio e inspirou-se no romance homónimo de Dacia Maraini.
São esperados 300 jovens que depois de verem ‘O amor roubado’ vão fazer perguntas a diversas pessoas como o presidente do Conselho Pontifício da Cultura, cardeal Gianfranco Ravasi, a Consuelo Corradi a presidente da Fundação Átrio dos Gentios, à especialista em assuntos do islão Francesca Corrao e a Giuliano Amato jurista e ex-primeiro-ministro de Itália.
Vão estar presentes também a diretora das relações institucionais da Google, Giorgia Abeltino, para falar sobre violência na internet e Gemma Vecchio, a presidente e fundadora da Associação ‘Casa África’ vai abordar a visão da mulher na cultura africana.
“Estimular uma reflexão sobre temáticas filosóficas e culturais em linha com o Átrio dos Gentios: Dialogar para se conhecer a si próprio e os outros” é o objetivo do debate.
“Qual é o papel, neste contexto, da autoridade? Existem modelos de heróis e heroínas em que se inspirar? A sociedade ensina a reconhecê-los? Os meios de comunicação que mensagem querem veicular? A violência, a posse, são uma questão cultural ou dados naturais?”, são interrogações que podem ser refletidas no Átrio dos Gentios sobre ‘Prepotência e medo. A dignidade da mulher contra a violência’.
O encontro pode ser acompanhado nas redes sociais com os hashtags #CortiledegliStudenti; #ViolenzaSulleDonne, seguir o ‘Átrio dos Gentios’ no Facebook e acompanhar o site www.cortiledeigentili.com.
O “Átrio dos Gentios”, iniciativa do Vaticano para o diálogo entre crentes e não-crentes, é dinamizado desde 2011 e passou pelas cidades portuguesas de Braga e Guimarães, no ano seguinte, entre muitas outras cidades europeias e de outros continentes.