‘Juntos Por Todos’ vai juntar artistas num concerto solidário pelas vítimas dos incêndios de Pedrógão Grande, dia 27 de junho, no MEO Arena, e que vai ser transmitido em direto na televisão e na rádio. A receita reverte para a União Das Misericórdias Portuguesas.
Os músicos e bandas são: Agir, Amor Electro, Ana Moura, Aurea, Camané, Carlos do Carmo, Carminho, D.A.M.A, David Fonseca, Diogo Piçarra, Gisela João, Hélder Moutinho, João Gil, Jorge Palma, Luísa Sobral, Luís Represas, Matias Damásio, Miguel Araújo, Paulo Gonzo, Pedro Abrunhosa, Raquel Tavares, Rita Redshoes, Rui Veloso, Salvador Sobral e Sérgio Godinho.
A partir das 21h00 de terça-feira vão subir ao palco 25 artistas portugueses que vão cantar apenas uma música à sua escolha, estando previstos alguns duetos, num espetáculo de cerca de três horas cuja receita vai reverter para a União das Misericórdias Portuguesas.
De recordar que a União das Misericórdias Portuguesas criou uma conta de solidariedade das Misericórdias com o Montepio para apoiar a população afetada pelos incêndios na região centro do país – através do IBAN PT 50 0036 0000 99105922157 78.
‘Juntos Por Todos’ vai ser transmitido ao vivo na terça-feira pela RTP, SIC e TVI e rádios. “É a primeira vez que todas as televisões e rádios portuguesas garantem uma cobertura conjunta de um espectáculo.”
Os incêndios que afetaram os Concelhos de Pedrógão Grande, Castanheira de Pera e Figueiró dos Vinhos, na semana passada, provocaram 64 mortes e mais de 200 feridos, além de terem atingido 90 casas e 25 empresas.
A lotação está esgotada mas a ajuda solidária pode “chegar ainda mais longe” com o «Bilhete Donativo» que “não dá acesso ao espetáculo e pode ser adquirido em Portugal, nos locais habituais, e em qualquer parte do mundo”.
15€ é o preço do bilhete para quem quer contribuir mas “não pode comparecer ao espetáculo” e foi criado para “responder ao apelo da diáspora portuguesa e das muitas empresas que têm procurado formas de contribuir”.
A organização agradece ainda “comovidamente as centenas de outras ofertas espontâneas de participação de músicos e artistas no concerto”: “Infelizmente, é impossível acolher todos, sendo que o evento a todos pertence, independentemente dos que subirem ao palco.”
O espetáculo solidário ‘Juntos Por Todos’ é uma iniciativa civil coproduzida pela Sons em Trânsito, Nação Valente, MEO Arena, Blueticket, as televisões RTP, SIC e TVI, e os artistas participantes. O evento conta com o Alto Comissariado da Fundação Calouste Gulbenkian e com o contributo das editoras Sony Music Portugal, Universal Music Portugal, Valentim de Carvalho e Warner Music Portugal.
A Conferência Episcopal Portuguesa anunciou que as dioceses vão promover um peditório nacional a 2 de julho para ajudar as vítimas dos incêndios.
De recordar que Cáritas Portuguesa também abriu uma conta solidária para apoiar todas as vítimas dos incêndios: ‘Cáritas com Portugal abraça vítimas dos incêndios’ tem o número 0001 200000 730 e o IBAN PT50 0035 0001 00200000 730 54, na Caixa Geral de Depósitos.
A instituição com a ajuda de seis Cáritas diocesanas, recolheu inicialmente um montante próprio de 450 mil euros para ajudar as populações de Pedrógão Grande, Castanheira de Pêra e Figueiró dos Vinhos e outras zonas atingidas pelos incêndios.
Por exemplo, a Caritas no Luxemburgo também abriu uma conta – CCPL – IBAN LU34 1111 0000 2020 0000, com a referência “Portugal” – com o lema ‘Luxemburgo ajuda Pedrógão Grande’.
Já os Missionários Claretianos abriram uma conta com 5 mil euros e pode-se ajudar com uma transferência bancária para «Fundação Claret – PROCURA» com o IBAN PT500018.0003.399.912.45020.98 indicando que o donativo se destina a ‘Ajuda PG’.