A JARC é um Movimento da Acção Católica dos jovens do meio rural. Como movimento da Acção Católica, a JARC é uma associação de leigos que actua organicamente em colaboração directa com a hierarquia da Igreja para a realização, no meio rural, do fim apostólico da Igreja.
Sendo um Movimento da Acção Católica Juvenil, a JARC é constituída e dirigida por jovens do meio rural, e procura atingir com o seu trabalho de evangelização sobretudo os jovens; também considera dentro do seu âmbito de acção o trabalho com adolescentes, tendo em vista a preparação de futuros militantes.
A grande linha de orientação (objectivo) da JARC é essencialmente a EVANGELIZAÇÃO DO MEIO RURAL. A esta grande orientação estão, sem dúvida, ligados: a participação na transformação do meio rural com uma atitude crítica na luz da dignidade da pessoa e seus direitos, denunciando as injustiças e subdesenvolvimento e propondo os valores por um desenvolvimento mais humano, solidário e fraterno na luz dos valores cristãos anunciados no Evangelho e no Magistério da Igreja, tendo em conta a liberdade do Homem como pessoa humana e filho de Deus.
O método de trabalho da JARC é, como todos os Movimentos da Acção Católica, a revisão de vida (ver, julgar, agir). Esta forma de trabalho leva a um maior e melhor conhecimento da realidade do meio, confrontando-a, depois, com os valores do Evangelho e Magistério da Igreja, passando à acção de transformação das situações do meio.