Susana Pires
Leiga Missionária Consagrada
Susana Pires, 44 anos, é de Aveiro, e está pastoralmente ligada à paróquia dos seus pais (Travassô/Águeda) onde é animadora de adolescentes/jovens.
Formada em sociologia, a sua experiência profissional desenvolveu-se sempre em vários projetos de inclusão social com população em situação de vulnerabilidade social. Em Fevereiro de 2002 viveu a experiência mais revolucionária da sua vida: conheceu Deus num encontro para trabalhadores dinamizado pela então Fraternidade Missionária Verbum Dei.
Depois de iniciar uma caminhada com esta comunidade, presente na altura em Aveiro, viveu em Agosto/2005, num Retiro de Oração, uma experiência de chamamento, a entregar toda a sua vida à vivência e anúncio do Amor de Deus, de forma radical, sem sair de casa, sem deixar trabalho, nem família. Em Dezembro de 2009 celebra as 1.ªs promessas enquanto Leiga Missionária Consagrada (LMC), na Família Missionária Verbum Dei.
A Verbum Dei tem a sua origem no movimento apostólico de «pregação», chamado “Convivências”, criado pelo Padre Jaime Bonet na diocese de Maiorca (Espanha), nos anos precedentes ao Concílio Vaticano II. Recebe o seu primeiro reconhecimento oficial através da fundação de uma união pia em 17 de Janeiro de 1963. No coração da Verbum Dei está a Fraternidade, um instituto de vida consagrada, com direito pontifício desde 15 de Abril de 2000, constituído por 3 ramos: dos Missionários, das Missionárias e dos casais missionários. A Fraternidade vincula a Família Missionária Verbum Dei ao qual pertecencem outras pessoas de todas as línguas, raças e nações que partilham o mesmo carisma, espiritualidade e missão Verbum Dei. A finalidade específica da Família Missionária Verbum Dei é o anúncio da Palavra de Deus, a formação de apóstolos de Cristo e a criação de comunidades de vida evangélica e evangelizadoras. A Família Verbum Dei está nos 5 continentes, em 31 países, 102 dioceses, através de 152 comunidades.
Faz parte da Família Missionária Verbum Dei, os Leigos Missionários Consagrados que vivem num estado de vida consagrada laical, difundindo o carisma e vivendo a espiritualidade e missão Verbum Dei. 60 membros da Família Verbum Dei, espalhados pelos 5 continentes, vivem atualmente esta consagração laical professando os conselhos evangélicos através de promessas temporais até às definitivas. Esta vocação laical de realizar o carisma Verbum Dei marcou o início da sua gestação, em que já nessa altura um grupo de mulheres se dedicava à oração e ao anúncio da Palavra de Deus, vivendo nas suas casas e desde um contexto laical.
Em Portugal, existem três pessoas a viver a vocação de leigo consagrado. Os LMC experimentam um convite especial a seguir Cristo desde uma consagração que supõe a prática dos conselhos evangélicos com um compromisso de estabilidade, um desejo de radicalidade e dedicação à missão Verbum Dei. Os LMC da Verbum Dei, regem-se por um Regulamento específico, aprovado de forma definitiva em 2015 no I Simposium Mundial dos Leigos Consagrados.
Agradeçamos ao Senhor que não se cansa de chamar e atrair pessoas para a Sua Messe e imploremos ao Espírito Santo, nesta Semana Mundial de Oração pelas Vocações, que continue a despertar novas vocações.
Susana Pires
Leiga Missionária Consagrada