O Grupo de Jovens Católicos da Ericeira, em representação do Patriarcado de Lisboa, ganhou o Festival Nacional Jovem Canção Mensagem 2016, com a música ‘Agora não sou eu, somos nós’, este sábado, no Centro Paulo VI, em Fátima.

O Festival Nacional Jovem Canção Mensagem é promovido pelo Departamento Nacional da Pastoral Juvenil de dois em dois anos e este ano as músicas e as letras foram criadas e apresentadas tendo como base o tema ‘Bem-Aventurados os misericordiosos porque alcançarão misericórdia’ (Mt 5,7).

Diocese de Lisboa

As músicas das nove dioceses a concurso começaram a ouvir-se a partir das 20h00, e no final os jovens do Patriarcado de Lisboa partilharam o pódio com as Dioceses de Vila Real e Lamego, respetivamente o segundo e terceiro lugar. O primeiro prémio é a caixa ‘A Bela Fé’ com um vale de uma estadia de um fim de semana, para todo o grupo, numa casa de retiro para uma experiência de “SPA espiritual”.

Diocese de Vila Real

A edição 2016 distinguiu ainda os jovens da Diocese de Beja com o prémio ‘Ser’ que destaca o testemunho da vivência do festival atribuído pelo DNPJ. Houve ainda prémios para distinguir o melhor videoclip, melhor mensagem, que o Grupo de Jovens da Sé – Lamego também arrebatou.

Diocese de Lamego

Pelo palco passaram os vencedores dos festivais diocesanos e a ordem de apresentação foi escolheu-se por sorteio numa reunião do DNPJ com os secretariados diocesanos da Pastoral Juvenil que ditou: 1- Setúbal,  2- Algarve,  3- Coimbra, 4- Lamego, 5- Viana do Castelo, 6- Beja, 7- Leiria-Fátima, 8- Vila Real, 9- Lisboa.

O Festival Nacional Jovem Canção Mensagem é um concurso que tem como objetivos: dinamizar a pastoral dos jovens; incentivar a criação poético musical partindo dos valores da cidadania e humano-cristãos; promover a canção mensagem como forma de linguagem musical e evangelizadora; possibilitar a comunicação, o convívio entre os jovens de cada Diocese, Grupos de Jovens, Movimentos Eclesiais em Portugal, no âmbito do Conselho Nacional da Pastoral Juvenil.

Os apresentadores foram Óscar Daniel, da Rádio Renascença, e Francisco Salema, jovem speaker n’Os Belenenses Futebol.

O júri que analisou a música e a letra, a presença em palco e interação com o público foi constituído por cinco elementos: João Luís Fontes, a representar o Departamento Nacional da Pastoral Juvenil; Natalina Ferreira; o maestro João Branco, Ricardo Piçarra da Vortice Dance Company e Paulo Fontes em representação do Secretário de Estado da Juventude e Desporto.

Enquanto o júri estava a deliberar em palco os mentores do Projeto Buganvília, os músicos João Afonso e Rogério Pires.

O programa começa mais cedo da 11.ª edição do Festival Nacional Jovem Canção Mensagem começou a partir das 10h00 com testes de som e ateliês temáticos, no Centro Paulo VI em Fátima.

No dia 10 de dezembro, os workshops foram da responsabilidade do maestro João Branco e o padre José Nuno Azevedo, do Santuário de Fátima. Antes dos jovens subirem ao palco foram convidados a celebrar a mesma fé na Eucaristia na Capela da Ressurreição de Jesus presidida por D. Joaquim Mendes, membro da Comissão Laicado e Família, da Conferência Episcopal Portuguesa e bispo auxiliar de Lisboa.

Guião Festival da Canção 2016
Regulamento Festival Jovem da canção mensagem 2016

Share
Share