† Joaquim Mendes, SDB
Bispo Auxiliar de Lisboa
e Vogal da Comissão Episcopal do Laicado e Família

Encontramo-nos de novo na «Casa da Mãe» para celebramos a alegria da fé, de sermos discípulos de Jesus Ressuscitado, «rosto visível da misericórdia de Deus invisível».

Neste encontro, acompanhados pela solicitude materna de Nossa Senhora, «Mãe e Rainha da Misericórdia», contemplemos a misericórdia de Deus nosso Pai, nas palavras, nos gestos e em toda a vida de Jesus.

Caminhemos ao Seu encontro para nos deixarmos abraçar por Ele no sacramento da Reconciliação, sem medo e sem vergonha. Ele está à nossa espera para nos abraçar e nos envolver com o manto paterno da sua misericórdia, restituindo-nos a nossa dignidade de filhos desfigurada pelo pecado ou perdida pelo pecado.

E para, depois, nos enviar como testemunhas da Sua misericórdia, com a missão de sermos misericordiosos com os outros como o Pai foi misericordioso para connosco, e construirmos nos nossos ambientes «oásis de misericórdia».

Um modo simples e concreto de construir «oásis de misericórdia» é trazer para quotidiano as Obras de Misericórdia corporais e espirituais, que são um modo simples e concreto de viver o Evangelho, de dar credibilidade à nossa fé e à nossa identidade de discípulos de Jesus.

joaquim-mendesPeço a Nossa Senhora que nos acompanhe neste nosso encontro e que o «Fátima Jovem» de 2016 seja uma descoberta e um encontro com a Misericórdia de Deus revelada em Jesus e que nos é confiada como missão.

 

† Joaquim Mendes, SDB
Bispo Auxiliar de Lisboa
e Vogal da Comissão Episcopal do Laicado e Família

Share
Share