O Papa divulgou uma mensagem-vídeo para os participantes da próxima Jornada Mundial da Juventude (JMJ), dirigiu-se ao povo polaco, aos jovens de todos os continentes e antecipou a visita ao Santuário de Czestochowa.

“Está próxima a 31.ª Jornada Mundial da Juventude, que me chama a encontrar os jovens de todo o mundo convocado para Cracóvia, e oferece-me a feliz ocasião de encontrar a amada nação polaca. “Tudo será vivido sob o signo da Misericórdia, neste Ano Jubilar, e com grata e devota memória de São João Paulo II, o artífice das Jornadas Mundiais da Juventude e guia do povo polaco no seu caminho histórico recente rumo à liberdade.

 […] Caros jovens de todas as partes da Europa, África, América, Ásia e Oceania abençoo também os vossos países e os vossos anseios e passos até Cracóvia para que seja um peregrinar de fé e fraternidade…”, disse Francisco no vídeo disponível no YouTube.

O 31.º encontro mundial de jovens tem como tema ‘Felizes os misericordiosos, porque alcançarão misericórdia’.

A JMJ decorre entre 26 a 31 de julho em Cracóvia, Polónia. Prevê-se a participação de cerca de 7 mil portugueses no programa religioso e cultural, num total de 335 mil inscritos.

Cada JMJ realiza-se, anualmente, a nível diocesano no Domingo de Ramos, alternando com um encontro internacional a cada dois ou três anos: em 1987, Buenos Aires (Argentina); em 1989, Santiago de Compostela (Espanha); em 1991, Czestochowa (Polónia); em 1993 em Denver (EUA); em 1995, Manila (Filipinas); em 1997, Paris (França); em 2000, Roma (Itália); em 2002, Toronto (Canadá); em 2005, Colónia (Alemanha); em 2008, Sidney (Austrália); em 2011, Madrid (Espanha) e Rio de Janeiro (Brasil), em 2013.

Share
Share