O presidente da Conferência Episcopal Portuguesa (CEP) afirmou hoje que “milhares” de jovens portugueses responderam ao inquérito preparatório do Sínodo dos Bispos onde se destaca “um interesse muito acentuado pela família”.

“[Documento] Em geral mostra da parte dos jovens, por exemplo, um interesse muito acentuado pela família e por tudo o que possa significar iniciação à vida familiar, a formação familiar”, disse D. Manuel Clemente esta tarde na conferência de imprensa de encerramento da 193.ª Assembleia Plenária dos bispos portugueses.

Segundo o presidente da CEP “um interesse à vida familiar muito forte” foi dos pontos que se realçou nas respostas dos jovens.

“Porque em geral são jovens das paróquias, dos movimentos católicos, requer uma atenção reforçada à vertente da preparação para o matrimónio”, assinalou.

D. Manuel Clemente [Foto Agência ECCLESIA/MC]

Aos jornalistas destacou a “adesão significativa” das estruturas da pastoral juvenil em Portugal, como em todo o mundo, na resposta ao questionário preparatório do próximo Sínodo dos Bispos sobre «Os jovens, a fé e o discernimento vocacional», em outubro 2018.

Foram “milhares” de jovens que contribuíram para um documento que, “diocese por diocese, reflete particularidades” das 20 dioceses portuguesas.

O presidente da Conferência Episcopal Portuguesa, D. Manuel Clemente, afirmou também que há “apelos fortes de acompanhamento mais próximo de eclesiásticos” mas também de pessoas mais velhas “da comunidade cristã”.

A 193.ª Assembleia Plenária começou na segunda-feira (13 novembro), em Fátima, e terminou hoje em Lisboa. No comunicado final lê-se: “A Assembleia tomou conhecimento da síntese das respostas das dioceses ao questionário de preparação. […] Trata-se de um documento enviado à Secretaria Geral do Sínodo como contributo da CEP para a elaboração do documento de trabalho para a assembleia sinodal.

Os bispos portugueses nomearam também para o próximo triénio o padre Filipe José Miranda Diniz, da Diocese de Coimbra, para diretor do Departamento Nacional de Pastoral Juvenil: Nasceu a 31 janeiro de 1982, na localidade de Corticeiro de Cima, em Cantanhede (Coimbra) e foi ordenado sacerdote dia 2 de março de 2008.

Share
Share