O Movimento Católico de Estudantes (MEC) que congrega estudantes dos Ensinos Básico e Secundário e do Ensino Superior é “um espaço de partilha, amizade e aprendizagem” e têm um site com todas as informações e vivências.
Na informação enviada ao DNPJ, o MEC destaca que através do site pode-se “perceber melhor” quem são, o que fazem, a quem estão ligados e que projetos têm.
Em www.mce.pt os estudantes dos Ensinos Básico e Secundário e do Ensino Superior partilham testemunhos, a sua identidade, com a documentação e a sua pedagogia de vida de “ver, julgar e agir”, por exemplo, as dioceses onde estão presentes – Leiria-Fátima e Lisboa – e a agenda.
A próxima grande atividade é o Encontro Nacional de Setores, nos dias 16 e 17 de março, um fim-de-semana na Diocese de Aveiro para os jovens, “os amigos e para os amigos dos amigos de qualquer parte do país”.
“Somos estudantes que nos interrogamos sobre o sentido que damos ao estudo que fazemos, á participação que temos na escola e no meio que nos rodeia”, explica o MEC.
Neste contexto, um dos fundamentos dos estudantes dos Ensinos Básico e Secundário e do Ensino Superior é “a vivência e seguimento dos ensinamentos cristãos”, o que significa que procuram “não ser simplesmente estudantes na escola e cristãos na igreja”.
“Sobretudo, aceitar o desafio de nos tornarmos estudantes na igreja e cristãos na escola entendendo a mensagem de Jesus como apelo profundo á transformação do mundo”, acrescentam.
O Movimento Católico de Estudantes, que também está no Facebook, resultou da junção da Juventude Escolar Católica (JEC) e da Juventude Universitária Católica (JUC) [Movimentos da Acção Católica desde 1933], a 3 de setembro de 1980 em Guimarães, e é membro do Conselho Nacional da Juventude.