É um Movimento de espiritualidade que tem como objectivo a realização do testamento de Jesus: «que todos sejam um», isto é, a unidade! Unidade antes de tudo dentro da própria Igreja Católica, mas também com os fiéis de outras denominações cristãs, de outras religiões e com todas as pessoas de boa vontade.

Surgiu com Chiara Lubich, em 1943, durante a segunda Guerra Mundial, a partir de uma experiência radicalmente evangélica, juntamente com um grupo de raparigas, em Trento, no norte da Itália. Difundiu-Se rapidamente no mundo inteiro e, actualmente, está em 184 nações.

Tendo Deus como único ideal, a sua actividade baseia-se em pôr em prática as palavras do Evangelho, sobretudo o amor ao próximo e o amor recíproco. Daí nasceram várias iniciativas concretas em todos os campos: juventude, família, educação saúde, política, arte, etc. para a renovação da sociedade.

Em 1966, os jovens, desde sempre presentes no Movimento, adquiriram uma fisionomia própria, com o nome de GEN (Geração Nova). Surgiu a partir de então uma verdadeira revolução pacífica de amor para unir não só os jovens, mas as gerações e os povos do mundo inteiro. Periodicamente realizam-se grandes manifestações a nível mundial, os GEN-FEST, para fazer um balanço do que já se fez nos vários campos de acção e para lançar novas estratégias, com o objectivo de conquistar os povos para Deus e fazer do mundo uma única e grande família.

Share
Share