Porque acreditamos que a leitura é uma das melhores formas de passarmos o tempo de Verão propomos uma visita atenta e cuidada ao sítio www.casadeleitura.pt. Este projeto da Fundação Calouste Gulbenkian, tem como objetivo “capacitar os mediadores de leitura com ferramentas teóricas e práticas suscetíveis de construir uma rede nacional de verdadeiros promotores de leitura em que se incluem crianças, jovens adultos, professores, bibliotecários e pais”. “A Casa da Leitura nos seus distintos níveis de leitura, oferece não apenas a recensão de mais de 1400 títulos de literatura para a infância e juventude, organizados segundo faixas etárias e temas, com atualização periódica semanal, como desenvolve temas, biografias e bibliografias”.
Na página de abertura encontramos além das notícias, que poderá consulta-las mais desenvolvidas no “arquivo de notícias”, outras opções que tornam este espaço virtual único e bastante interessante. Ainda no topo da página inicial dispomos de uma montra (dividida por quatro categorias: pré-leitores, leitores iniciais, leitores medianos e leitores autónomos) onde “cada título é depois apresentado, nalguns caso com desenvolvimento em comentário e acompanhado da respetiva capa e de uma dupla página do miolo do livro, quando este é ilustrado”.
Na opção “os livros da minha infância”, encontra breves relatos de várias “personalidades dos mais diversos quadrantes” que vasculham as suas memórias para “recuperar e comentar as suas primeiras leituras”. Em “Vidas e obras”, temos “breves introduções à biografia e bibliografia dos principais autores de literatura (para a infância e juventude) ”. Por outro lado em “temas”, dispomos do “desenvolvimento em ensaios sintéticos de algumas questões específicas, teóricas e práticas, em torno da leitura e da literatura para infância e juventude”. Caso pretenda aceder a “comentários de edições essenciais em língua estrangeira ainda por traduzir ou importar para o mercado nacional”, basta clicar em “Livros de Outras Casas do Mundo”. Por último em “Livros de Casas Lusófonas”, dispomos de “comentários a edições essenciais em língua portuguesa não publicados em Portugal”.
É de facto riquíssimo o espólio de livros, resenhas, comentários e textos, todos eles relacionados com publicações dedicadas às crianças, adolescentes e jovens, presente neste espaço virtual. Torna-se assim evidente que este é um sítio a guardar nos seus favoritos.
Fernando Cassola Marques
Gabinete de imagem e comunicação da Diocese de Aveiro