O Papa Francisco afirma que “a presença dos migrantes e refugiados – como a das pessoas vulneráveis em geral – constitui, hoje, um convite a recuperar algumas dimensões essenciais da nossa existência cristã e da nossa humanidade”, na mensagem «Não se trata apenas de migrantes» para o Dia Mundial do Migrante e Refugiado 2019.
“Queridos irmãos e irmãs, a resposta ao desafio colocado pelas migrações contemporâneas pode-se resumir em quatro verbos: acolher, proteger, promover e integrar. Mas estes verbos não valem apenas para os migrantes e os refugiados; exprimem a missão da Igreja a favor de todos os habitantes das periferias existenciais, que devem ser acolhidos, protegidos, promovidos e integrados”, escreve Francisco na mensagem apresentada hoje no Vaticano.
O Papa afirma que se estes quatro verbos forem colocados em prática contribuem para “construir a cidade de Deus e do homem”, promover o “desenvolvimento humano integral de todas as pessoas” e ajuda também a comunidade mundial “a ficar mais próxima de alcançar os objetivos de desenvolvimento sustentável”, caso contrário, dificilmente serão atingíveis.
O 105.º Dia Mundial do Migrante e Refugiado, com o tema «Não se trata apenas de migrantes», assinala-se no próximo dia 29 de setembro.
O Papa Francisco explica que «Não se trata apenas de migrantes» porque quando há interesse por eles: “Interessamo-nos também por nós, por todos; cuidando deles, todos crescemos; escutando-os, damos voz também àquela parte de nós mesmos que talvez mantenhamos escondida por não ser bem vista hoje”.
“As sociedades economicamente mais avançadas tendem, no seu seio, para um acentuado individualismo que, associado à mentalidade utilitarista e multiplicado pela rede mediática, gera a «globalização da indiferença». Neste cenário, os migrantes, os refugiados, os desalojados e as vítimas do tráfico de seres humanos aparecem como os sujeitos emblemáticos da exclusão, porque, além dos incómodos inerentes à sua condição, acabam muitas vezes alvo de juízos negativos que os consideram como causa dos males sociais” – Papa Francisco
Mensagem Dia Mundial do Migrante e Refugiado 2019 – #NotJustAboutMigrants #WDMR2019
O Dia Mundial do Migrante e Refugiado 2019 foi apresentado hoje em conferência de imprensa pelo presidente da COMECE, D. Jean-Claude Hollerich, os padres Fabio Baggio, CS e Michael Czerny, SJ, subsecretários da Secção Migrantes e Refugiados do Dicastério para o Serviço do Desenvolvimento Humano Integral, e o superior-geral dos Missionários Scalabrinianos, o padre Leonir Chiarello, CS. (intervenções online)
“Com este tema, o Papa Francisco quer sublinhar que os seus repetidos apelos em favor dos migrantes, refugiados, deslocados e vítimas do tráfico de seres humanos devem ser entendidos no contexto da sua profunda preocupação por todos os habitantes das periferias existenciais. Aquele que tem fome, aquele que tem sede, o estrangeiro, aquele que não tem nada para vestir, o doente, o prisioneiro que hoje bate à nossa porta, é o próprio Jesus que pede para ser encontrado e ajudado” – Secção ‘Migrantes e Refugiados’ do Dicastério para o Serviço do Desenvolvimento Humano Integral, da Santa Sé.