Os jovens que vão participar nesta iniciativa ecuménica são convidados a levar “boa disposição” e “vontade de encontro com os outros”.
A igreja Nossa Senhora de Fátima é o local do ponto de encontro, da celebração inicial e o programa da manhã.
O programa começa com o acolhimento e as boas-vindas do bispo da Diocese de Portalegre-Castelo Branco, D. Antonino Dias, a partir das 10h00. Depois, os trabalhos continuam e vai ser apresentada uma reflexão bíblica pelo pastor Emanuel Dinis, da Igreja Metodista, seguindo-se a partilha e trabalho em grupo, a partir das 11h30.
Depois do almoço partilhado, a partir das 14h30 o Fórum Ecuménico Jovem propõe 10 workshops, com diversos temas, como: Respostas sociais; visitas à cidade “concluídas em três museus”; música sacra e momentos de silêncio (Espírito Santo); voluntariado “missionário” (Salão de S. Tiago); ecologia (igreja Nossa Senhora de Fátima); economia (igreja de S. José Operário).
Está também prevista uma mesa redonda, na Casa de Santa Maria, e falar sobre o “sofrimento dos cristãos em diversas partes do mundo”, no workshop ‘sangue de mártires, sementes de cristãos’, no Salão de S. Tiago.
A 17.ª edição do FEJ termina com uma Celebração Ecuménica Final (S. Tiago) que envia cada um dos participantes das diferentes Igrejas cristãos em Missão para “a terra de origem de cada um dos participantes”.
A organização do Fórum Ecuménico Jovem congrega uma equipa com elementos dos departamentos da Igreja Católica Romana, Lusitana, Metodista e Presbiteriana e o Secretariado Diocesano da Pastoral Juvenil da Diocese de Portalegre-Castelo Branco.
A inscrição no FEJ não é obrigatória, quem quiser participar basta viajar até Castelo Branco no próximo dia 7 de novembro.
Até lá, a equipa organizadora vai divulgar ‘flashs ecuménicos’, com um texto bíblico, um testemunho, um desafio e ainda uma oração, para promover a iniciativa juvenil que reúne participantes de várias Igrejas cristãs. Esta e outras informações ecuménicas podem ser consultadas no sítio online www.ecumenismojovem.org.
O Fórum Ecuménico Jovem realiza-se desde 1999, o primeiro decorreu no Seminário diocesano de Leira quando foi criada uma Equipa Ecuménica Jovem, mas a ideia surgiu em 1997, na Assembleia Ecuménica Europeia, realizada em Graz, na Áustria, “e nunca mais parou…”
