O Papa Francisco publicou hoje a exortação apostólica «Gaudete et Exsultate» (Alegrai-vos e Exultai), dedicada à “santidade no mundo contemporâneo”, onde alerta os jovens para o “zapping constante” e incentiva ao discernimento.

«167. Hoje em dia, tornou-se particularmente necessária a capacidade de discernimento, porque a vida atual oferece enormes possibilidades de ação e distração, sendo-nos apresentadas pelo mundo como se fossem todas válidas e boas.

Todos, mas especialmente os jovens, estão sujeitos a um zapping constante. É possível navegar simultaneamente em dois ou três visores e interagir ao mesmo tempo em diferentes cenários virtuais. Sem a sapiência do discernimento, podemos facilmente transformar-nos em marionetes à mercê das tendências da ocasião», lê-se no 5.º capítulo sobre “Luta, vigilância e discernimento”.

«Gaudete et Exsultate» (Alegrai-vos e exultai) é a terceira exortação apostólica do pontificado de Francisco, tem cinco capítulos, 177 parágrafos e 44 páginas. O documento termina com uma referência à Virgem Maria.

“Não se deve esperar aqui um tratado sobre a santidade, com muitas definições e distinções; O meu objetivo é humilde: fazer ressoar mais uma vez a chamada à santidade, procurando encarná-la no contexto atual”, escreveu.

A Agência Ecclesia informa que o Papa argentino, desde março de 2013, já canonizou 880 novos santos, onde se contam santos portugueses: Os pastorinhos Francisco e Jacinta Marto e os sacerdotes José Vaz e Ambrósio Ferro.

Em setembro de 2016, por exemplo, apresentou como “modelo de santidade” para o mundo atual Madre Teresa de Calcutá (1910-1997). O capítulo quarto do novo documento é dedicado a “algumas caraterísticas da santidade no mundo atual”.

“A força do testemunho dos santos consiste em viver as Bem-aventuranças e a regra de comportamento do Juízo Final. São poucas palavras, simples, mas práticas e válidas para todos, porque o cristianismo está feito principalmente para ser praticado e, se é também objeto de reflexão, isso só tem valor quando nos ajuda a viver o Evangelho na vida diária”, escreveu Papa Francisco na exortação apostólica publicada hoje.

O primeiro capítulo de «Gaudete et Exsultate» é dedicado ao chamamento à santidade, depois, o pontífice alerta para “dois inimigos subtis da santidade” hoje, o atual “gnosticismo” e “pelagianismo”.

 

As Bem-aventuranças da Santidade
Ser pobre no coração: isto é santidade.

Reagir com humilde mansidão: isto é santidade.
Saber chorar com os outros: isto é santidade.
Buscar a justiça com fome e sede: isto é santidade.
Olhar e agir com misericórdia: isto é santidade.
Manter o coração limpo de tudo o que mancha o amor: isto é santidade.
Semear a paz ao nosso redor: isto é santidade.
Abraçar diariamente o caminho do Evangelho mesmo que nos acarrete problemas: isto é santidade.
Papa Francisco, «Gaudete et Exsultate»

 

Do atual pontificado destacam-se como documentos principais: Encíclicas «Laudato si», sobre as questões ecológicas, e a «Lumen Fidei» – A luz da Fé, com reflexões do Papa emérito Bento XVI; e as outras duas exortações apostólicas «Evangelii Gaudium» – A alegria do Evangelho, e «Amoris Laetitia» – A alegria do amor.

Exortação apostólica do Papa Francisco «Gaudete et Exsultate» – Alegrai-vos e Exultai

Share
Share