D-Jose-Traquina-foto-AE

“Tudo aquilo que existe de preocupação humana neste mundo – com pessoas degradadas, outras que estão preocupadas com o seu futuro em termos familiares, que não têm emprego ou não têm condições para casar, o desânimo que se compreende – não pode esquecer esta verdade da fé cristã: todos são chamados à dignidade, a pessoa humana é o centro, é a maior riqueza”, declarou D. José Traquina, bispo auxiliar de Lisboa, à Agência Ecclesia.
O prelado que foi nomeado pelo Papa Francisco a 17 de abril era pároco de Nossa Senhora do Amparo, em Benfica (Lisboa) e escolheu como lema episcopal ‘Alegrai-vos sempre no Senhor’, expressão tirada da carta de São Paulo aos Filipenses.
D. José Augusto Traquina Maria nasceu a 21 de janeiro de 1954 em Évora de Alcobaça, (Patriarcado de Lisboa), e foi ordenado a 30 de junho de 1985, na sua diocese. Mestre em Teologia Pastoral pela Universidade Católica Portuguesa, em Lisboa, o bispo auxiliar do Patriarcado esteve vários anos ligado à preparação dos candidatos ao sacerdócio, tendo feito parte da equipa formadora do Seminário de Almada e do Pré-Seminário de Lisboa.

senra coelho bispo-foto-Unidade-Pastoral-de-Borba

‘Que Ele cresça e eu diminua’ é lema episcopal de D. Francisco Senra Coelho, bispo auxiliar de Braga.
“Uma atenção muito grande à solidariedade, à pastoral sociocaritativa. (Às) famílias em situações difíceis – especialmente os doentes e idosos – todos aqueles que são tocados por um outro tipo de pobreza, a solidão.
Tentar ao máximo fazer a descoberta das paróquias de Braga e perceber o valor do trabalho, da entrega, da generosidade dos párocos da Arquidiocese, de todos os sacerdotes, seminários, movimentos, religiosos e religiosas”, revelou D. Francisco Senra Coelho em entrevista à Agência Ecclesia.
O novo bispo foi nomeado pelo Papa Francisco a 17 de Abril e nessa data era pároco de Nossa Senhora de Fátima e de São Manços, em Évora, e de Nossa Senhora da Consolação, em Arraiolos, para além de ser o vigário forâneo da Vigaria de Évora e o moderador da Zona Pastoral Centro/sul da Arquidiocese de Évora
D. Francisco José Villas-Boas Senra de Faria Coelho nasceu a 12 de março de 1961 em Maputo, Moçambique, e os pais são naturais de Adães, concelho de Barcelos na Arquidiocese de Braga que o recebeu quando chegou a Portugal depois da independência daquele país africano.
O novo prelado frequentou o Liceu Nacional de Barcelos e o Liceu Sá de Miranda em Braga, quando já estava no Seminário Conciliar.
Em 1980 ingressou o Seminário Maior de Évora onde concluiu o curso superior de Teologia, e foi ordenado a 29 de junho de 1986 por D. Maurílio de Gouveia, Arcebispo de Évora.
Atualmente o cónego Francisco José Senra Coelho.

Share
Share